Anac e Infraero anunciam medidas emergenciais para o fim de ano


Rio de Janeiro – A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), reguladora do setor aéreo e a Infraero, estatal que administra os aeroportos, anunciaram hoje (22), reforço nas equipes e compra de equipamentos para evitar transtornos no fim de ano. No período, são esperados 59 milhões de embarques e desembarques, 20% a mais que no ano mesmo período do passado.

A Anac suspendeu férias de gerentes entre os dias 15 de dezembro e 31 de janeiro e informou que contará entre os dias 17 de dezembro e 3 de janeiro, com 120 fiscais de plantão nos principais aeroportos do país. A Infraero deve contratar cerca de 900 funcionários, comprar 13 mil carrinhos para bagagens, 54 ônibus, 30 micro-ônibus, 100 veículos operacionais e 29 ambulâncias.

Com as companhias aéreas, a Anac estabeleceu uma série de medidas como a disponibilização de aviões extras, a proibição do overbooking (venda passagens acima da capacidade da aeronave), o encaixar passageiros de voos cancelados ou com problemas em outras companhias e a ampliação do check-in.

No fim de ano, para evitar filas que poderão chegar a quatro horas no período de maior movimento, as companhias devem atender em todos os balcões de check-in e incentivar a confirmação do embarque pela internet, celular e nos totens instalados nos saguões. Um maior número de funcionários também serão contratados para dar agilidade ao procedimento.

No caso de descumprimento das medidas, a presidente da agência reguladora Solange Vieira informou que poderá punir as empresas com cancelamento da autorização de voos regulares e fretados. "As questões foram acordadas com os presidentes. A partir disso, a Anac pode punir com restrições de voos. Os passageiros podem ficar tranquilos", declarou.

Com a aproximação do dissídio dos trabalhadores da categoria, o presidente da TAM, Líbano Barros, confirmou que as negociações trabalhistas estão em curso e que não devem ocorrer problemas decorrentes de paralisações. "Está tudo conforme o previsto, as tratativas começaram em julho e se estendem até 1º de dezembro ", afirmou ao deixar a reunião.

As medidas são válidas para o embarque doméstico, mas para facilitar a operação nos aeroportos, a Polícia Federal se comprometeu a atender em todos os guichês os passageiros nos horários de pico. Para os estrangeiros, a Infraero anunciou a divulgação de uma cartilha sobre os direitos dos passageiros em língua inglesa.

Para tirar dúvidas ou fazer reclamações sobre companhias aéreas, os passageiros podem ligar gratuitamente para o número da Anac: 0800 725 4445 ou no sítio http://www.anac.gov.br/faleanac/. O atendimento é feito em inglês e espanhol.


Postar um comentário

0 Comentários