Blogueiras dão início à Segunda Jornada pela não violência contra a mulher



Neste mês de novembro, quando se celebra o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, terá sequência em Porto Rico a "Segunda Jornada Blogueira: Não mais violência contra as mulheres". A iniciativa, desenvolvida pela primeira vez no ano passado pela Global Voices, estimulou centenas de mulheres a se manifestarem contra a violência de gênero.

Neste ano, o tema abordado e debatido será a análise da relação entre os meios de comunicação e a violência contra as mulheres. Desde já até o dia 20 de novembro, todas as porto-riquenhas são convidadas a compartilhar suas expressões, sejam elas em forma de poesia, conto, fotografias, colunas breves, desenho gráfico ou outras formas, para denunciar a violência machista contra as mulheres.
Para estimular a criatividade e criticidade feminina, algumas perguntas são lançadas: Como os meios tradicionais em Porto Rico cobrem os temas de gênero? Como se cobre especificamente a violência contra a mulher? Quais exemplos recordamos de boas coberturas (rigorosas, com perspectivas de gênero, sensíveis, que rompem com estereótipos)? Quais exemplos recordamos de coberturas deficientes (estereotipadas, machistas, sensacionalistas)? Como as feministas e blogueiras podem contribuir com uma melhor cobertura midiática da violência machista em PR? É possível provocar mudanças desde a virtualidade?

As criações devem ser enviadas até as 11h do sábado, 20 deste mês, para o e-mail nomasviolencia.mujeres.pr@gmail.com. Os trabalhos das porto-riquenhas serão postados em blogs como Mulheres em PR (http://mujeresenpr.blogspot.com/) e Poder, corpo e gênero (http://galindomalave.com).
Caso as interessadas em participar já tenham seu próprio blog e desejem publicar suas criações nele, a organização da Segunda Jornada Blogueira pede apenas que a participação na jornada e a existência das criações seja avisada antecipadamente por e-mail (nomasviolencia.mujeres.pr@gmail.com).

O projeto da Jornada Blogueira faz parte das iniciativas da organização Global Voices, que pretende publicar e compilar as expressões sobre os tema da violência contra a mulher em blogs de Porto Rico.
Estes blogs por sua vez, estão unidos a outros blogs de feministas do mundo inteiro e de interessados na temática, e assim se fará uma corrente de luta, expressões, manifestações e informações pelo fim da violência de gênero. Ao final do recebimento de todas a expressões, os materiais serão unidos em um só endereço.
Primeira Jornada

A primeira Jornada Blogueira aconteceu no ano de 2009, a convite de Firuzeh Shookoh Valle, colaboradora do Global Voices. A intenção era convidar as porto-riquenhas a se manifestarem a respeito de todos os tipos de violência contra a mulher. A Jornada se transformou em uma enxurrada de manifestações políticas e artísticas, sendo uma oportunidade para as mulheres se expressarem sobre um problema que as afeta e precisa ser erradicado urgentemente em todo o mundo.

Postar um comentário

0 Comentários