Em Brasília, aeroviários e aeronautas suspendem greve, mas fazem manifestação


Brasília - Apesar da suspensão da greve dos aeroviários e aeronautas por determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a categoria resolveu se mobilizar e fazer uma manifestação no Aeroporto Internacional de Brasília na manhã de hoje (23).
Os funcionários fecharam três faixas da pista que dá acesso ao terminal aeroviário, ocasionando um engarrafamento no local.
Segundo o delegado sindical do Sindicato dos Aeroviários, Jadson Gomes, a manifestação foi pacífica e ocorreu com o apoio da Polícia Militar. “Já estava firmado que haveria paralisação no dia de hoje, mas com a liminar do TST decidimos cancelar a greve. Participaram da manifestação no aeroporto de Brasília, funcionários que estavam de folga ou que trabalham no turno contrário. Por isso, não prejudicamos nenhum passageiro”, afirmou.
O diretor do Sindicato Nacional dos Aeroviários, José Fernandes, informou que todas as providências já foram tomadas para derrubar a liminar do TST. “Nosso advogado já entrou com uma ação para isso. O que acontece é que os empresários estão tentando voltar todas as atenções para nossa reivindicação. Problemas na hora de fazer check-in, atrasos nos voos e embarque não são reflexos de nossas manifestações, mas do próprio aumento de fluxo de passageiros”, declarou Fernandes.
Apesar da manifestação no aeroporto de Brasília, a movimentação de passageiros é considerada normal pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O índice de atrasos supera os 40%: dos 72 voos programados para hoje, 29 sofreram atrasos e apenas um foi cancelado.
A estudante Maíra Diniz, 22 anos, diz que se surpreendeu com o movimento tranquilo do Aeroporto Internacional de Brasília. “Eu sabia da possibilidade de greve e já vim preparada. Não sou contra a greve desses trabalhadores, mas deveriam escolher outro período do ano para protestarem”, diz a estudante.
A recomendação aos passageiros é que, ao surgir qualquer transtorno, procurem a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que dispõe de fiscais nos principais aeroportos do país.
Os aeronautas e aeroviários programavam para hoje (23) o início de uma paralisação. A greve foi suspensa por uma decisão do TST que determinou que 80% dos funcionários mantenham suas atividades de hoje até 2 de janeiro de 2011.

Postar um comentário

0 Comentários