À PROCURA DA SUA MEMÓRIA, CÂMARA DE SÃO ROQUE LANÇA, A CAMPANHA “FAÇA HISTÓRIA”



do Jornal da Estância

Às vésperas de completar 4 meses de sua inauguração, o Memorial  do Legislativo são-roquense, instalado na Câmara Municipal,  já ultrapassa a marca de 1000 visitantes. Para comemorar esse recorde de visitação e também ampliar seu acervo, a Câmara lança, a Campanha “Faça História”. Esta Campanha pretende mobilizar e conscientizar a comunidade da importância da preservação da memória política municipal, que de certa forma se funde à própria História do Município.

A construção deste projeto tem especial interesse em localizar objetos, fotos, recortes de jornais, enfim, materiais antigos que estejam em poder da comunidade, familiares e amigos de ex-vereadores, e que, de uma forma ou de outra traduzem a jornada do nosso Município. Esse acervo deve ser de até 1960.

Assim, a iniciativa da Campanha é a de resgatar a História da Câmara Municipal, de seus legisladores e do próprio Município, incentivando a preservação da memória local e propiciando a participação da comunidade neste ato.

Para participar da campanha basta entrar em contato com a Coordenação do Memorial, na Rua São Paulo, 355, ou pelo telefone (11) 4712-8444


Fotos (Visitas)

Inaugurado no dia 15 de agosto deste ano, o Memorial do Legislativo São-roquense,  está instalado na Câmara Municipal, e  já recebeu mais de 1000 visitantes. Entre eles, pessoas da comunidade e inúmeras escolas estaduais e municipais.  O Memorial não trata apenas da história política de São Roque, mas permite uma viagem pelos fatos marcantes da  nossa cidade, colocando o visitante numa linha do tempo com início em 1833, quando a foi instalada a 1ª Casa de Leis no Município. O Memorial conta ainda com uma parte reservada para as “Legislaturas”, onde se registram as composições das Câmaras, em cada período legislativo.

Em uma das vitrines expositivas podem ser observados objetos que pertenceram a ex-vereadores e que estão intimamente ligados à trajetória da Câmara. Entre outros, destacam-se vários pertences do Barão de Piratininga, como suas espadas, inventário, e a colcha que foi utilizada por D. Pedro II, durante passagem pelo Município. No Memorial ainda constam os primeiros registros da Câmara, como posturas e livros-atas, do período de instalação da Casa de Leis, além de um grande número de fotos antigas.

Visitas
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17:30 horas. Escolas podem agendar visitas ao Memorial pelo tel. 47848444

Postar um comentário

0 Comentários