Dia do Policial é celebrado na Câmara Municipal de São Roque



Com o plenário recebendo um ótimo público, a Câmara Municipal de São Roque, celebrou na noite da última quinta-feira, dia 12, em cumprimento a Lei Municipal nº 3533 de autoria do Vereador Rafael Marreiro, o Dia Municipal do Policial.
A emoção no evento começou cedo, uma vez que logo após a abertura feita pelo Cerimonial da Casa, o Sr. Antonio Manoel Gil, imigrante português e famoso por suas poesias, declamou mais um belo texto, mesclando a importância do policial para a sociedade e o orgulho do familiar em ver um ente querido defendendo a sociedade.
A mesa dos trabalhos foi formada pelos Vereadores Tio Milton e Rafael Marreiro, Prefeito Efaneu Nolasco Godinho, ao lado do Comandante da Segunda Cia. que engloba a PM de São Roque, Sérgio Kazuo Abe, do Tenente Coronel do 50º Batalhão da PM, César Francisco Toma, do Capitão do Grupamento de Bombeiros de São Roque, Miguel Ângelo de Campos, além do Capitão André Luis, representando a Aeronáutica. Estiveram presentes também, os Vereadores Etelvino Nogueira, Julio Mariano, João Paulo de Oliveira e Donizete Carteiro.
Homenagens:
Na ocasião, três cidadãos, que ao longo de suas vidas se dedicaram em proteger a sociedade, zelando pelo bem estar e segurança da população, foram homenageados. Representando a Polícia Militar, o Soldado Alessandro Domingues recebeu uma justa honraria. Pela Polícia Civil, com 17 anos de carreira, João Carvache da Silva, foi o escolhido, levando para casa uma merecida homenagem. Já o Corpo de Bombeiros da cidade, teve como representante, o Soldado José Mario Lucindo, que há 12 anos vem desempenhando um belo papel em prol do são-roquense.
Coube ainda, a entrega de uma Moção de Congratulações aos Policiais Militares que recentemente realizaram treinamento junto a SWAT nos Estados Unidos buscando mais tecnologia e aprendizado para a PM da Terra do Vinho. Representando o grupo, o Sargento Arruda recebeu a homenagem.
A Polícia Militar por sua vez, entregou aos Vereadores presentes e ao Prefeito, uma placa de agradecimento pelo apoio recebido, bem como pela aprovação da Lei que resultou neste importante evento.
Emoção e 1 minuto de silêncio:
Policial Militar durante 15 anos, Rafael Marreiro, autor da iniciativa, se emocionou durante discurso. Com direito a 1 minuto de silêncio, em memória de todos os policiais que perderam sua vida defendendo a ordem e a segurança do próximo, o Vereador mencionou toda luta daqueles que decidem ser Policiais. “Lembro até hoje, quando inspirado pelo meu Pai, resolvi entrar na corporação. Muitas foram às lutas e obstáculos superados até o dia de hoje. Contei com o apoio da família, o carinho da minha mãe, o companheirismo de superiores e a irmandade dos meus parceiros. Isso que acabei de falar não é exclusividade minha. Todos policiais aqui presentes, viveram o mesmo que eu, com certeza um filme agora passa na cabeça de cada um. A família é nossa base, e sem ela não teríamos criado brios e coragem para sair de casa e defender uma população. As mães que aqui estão, sabem do aperto que deu no coração a hora que o filho chegou e disse mãe, quero ser policial. Na hora, muitas choraram, outras seguraram a emoção, mas todas pensaram que podiam perder seus filhos de uma hora pra outra. Muitos casam, constituem família, e o sentimento de preocupação é passado para esposa e filhos. Saibam os senhores que ao vestir esse manto sagrado, que com orgulho chamamos de farda, esquecemos de todas as coisas e sentimentos. Nosso foco vira o bem estar e a segurança da população.  O policial está na rua para defender a sociedade. Os policiais arriscam suas vidas pelo bem comum. É dever manter a ordem e a segurança. Quando você vê alguém sendo baleado, assaltado, vitima de violência ou em estado de perigo, a primeira coisa que um policial faz é ir de encontro ao fato, de peito aberto e cheio de vontade. Estamos lá pra ser o escudo do cidadão, e isso muitas vezes custa à própria vida. Quem aqui não perdeu um amigo em combate, quem não viu um amigo dar a própria vida para salvar a família de um civil. Policiais baleados, feridos, mutilados e sem vida. Infelizmente convivemos com isso. Juro que nunca me senti tão emocionado. Viva nossos policiais!”, finalizou o Edil.

Postar um comentário

0 Comentários