"Niltinho" Bastos é pre-candidato a prefeito em São Roque



do jornal da Estância
O Jornal da Estância continuando a falar de sucessão foi ouvir Newton Dias Bastos, o “Niltinho” Bastos, 47 anos, vereador por dois mandatos, 2 vezes presidente da Câmara Municipal e candidato a Prefeito em 2004.  “Niltinho” Bastos é um dos pré-candidatos do PTB a sucessão do Prefeito Efaneu.  Acompanhe a entrevista:

JE – Você é pré-candidato a sucessão do Prefeito Efaneu?
“Niltinho” Bastos – Sim, eu coloco o meu nome a sucessão do atual Prefeito.  Acredito que por ter sido duas vezes vereador em São Roque, e com uma experiência muito grande como candidato a Prefeito, disputando até com o próprio Efaneu nas eleições de 2004, com uma chapa composta por 72 candidatos a vereadores geograficamente muito bem distribuídos, conheço São Roque como a palma da minha mão, bairro a bairro, distrito a distrito, grupo de pessoas, entidades formadas, Associação de Moradores, eu vi de frente os problemas que afligem mais a população sanroquense.

JE – Qual avaliação que você faz do Governo Efaneu?
“Niltinho” Bastos – Antigamente eu dizia que era muito difícil avaliar o adversário.  Mas logo após a eleição, eu acho que a briga eleitoral fica para trás e a gente torce para que São Roque se desenvolva, para que de certo.  Visto isso sempre procurei junto aos candidatos que apoio a Deputado Estadual e Federal a trazer emendas que viessem a beneficiar nossa comunidade, independente do Prefeito que estivesse no cargo.  Eu acho que máquina hoje é muito mais moderna, a prefeitura em termos administrativos ela correu muito bem.  Acho que a infra-estrutura da cidade também foi algo positivo, melhorou.  A relação com o Governo do Estado sempre foi muito próxima, isso ajuda a trazer recursos de fora para cá.  A avaliação pelo lado negativo é a seguinte: acho que a gente tem que eleger prioridades, não pelo nosso conceito, mas ouvindo um pouco mais as pessoas, temos que por creches onde tem crianças.  Espaços culturais aonde precisam levar cultura.  E acho que isso tem que ser mais dialogado com as instituições formadas em São Roque.

JE – O que você faria diferente?
“Niltinho” Bastos – O Prefeito tem que ser itinerante.  O Prefeito é o poder formado dentro da cidade e ele tem que participar mais de reuniões com secretários de estado, ministérios, indo mais a Brasília, conversando com deputados, tendo uma relação mais próxima da Câmara Municipal, com as instituições formadas em São Roque, sociedade amigos de bairro este pessoal têm que ter um acesso mais direto ao Prefeito, não só aos seus servidores.  Outra questão que eu julgo importante para a cidade é mudar o status de Diretoria para Secretaria, independente de ter um orçamento próprio.  Por exemplo, a Secretaria de Educação já deveria ter um orçamento próprio e ser descentralizada da administração, então eu acho que temos que usar os cargos de confiança para as pessoas de confiança ajudando aqueles que já têm cargo de carreira dentro da Prefeitura e que entendem muito mais as vezes do que quem está chegando e ajudem a desenvolver uma administração aonde o Prefeito confie nas pessoas e efetivamente descentralize o poder.

JE – Em edição anterior o prefeito Efaneu afirmou que seria necessário 20 ou 30 anos para se consolidar o desenvolvimento da cidade.  Como você analisa essa questão?
“Niltinho” Bastos – È difícil você precisar o tempo.  Eu acho importante diferenciar continuísmo de continuidade, pois o que está dando certo tem que ser continuado independente do dirigente.  A renovação ela se faz necessária não só no campo administrativo, mas em todas as áreas de nossas vidas.  Eu tenho um exemplo eu fui duas vezes vereador e sai candidato a Prefeito, e minha chance de vitória era muito pequena, mas era um projeto.  Eu não vou ficar vereador a vida inteira tem que ter alguém para me suceder, com idéias novas.  Eu acredito que a gestão do Prefeito Efaneu ela deu realmente um avanço para São Roque.  O Prefeito que assumir terá uma economia estável, com uma máquina administrativa a ponto de fazer um trabalho produtivo na cidade, dentro desse panorama de hoje a revolução vai ocorrer com cada prefeito sem se precisar tempo.  Acho que é só vagarosa no seguinte sentido, nós temos duas vias de acesso que nos ligam a capital, essa mesmas vias de acesso em 20 minutos nos ligam ao rodoanel e a nossa logística é perfeita, então nós temos tudo para nos desenvolver.

JE – Quais seriam os seus principais projetos numa eventual vitória nas eleições 2012?
“Niltinho” Bastos – Primeira questão fechar o anel viário de São Roque.  Isso é muito importante para desafogar o trânsito.  São Roque é uma cidade de 354 anos naquela época não se pensava em infra-estrutura. Uma outra coisa que acho importante é a questão dos distritos e de alguns bairros, vou citar três bairros que fazem divisa com municípios vizinhos, Mombaça, Carmo e São João Novo, são lugares distante da infra-estrutura que nós temos, então, algum morador desses bairros liga para ambulância e até o socorro chegar pode ser tarde demais.  Outro ponto, quando se chegam ambulâncias novas apresentam na praça com queima de fogos eu acho isso um absurdo.  O doente de São Roque tem que ser tratado aqui, nós não temos que comemorar o fato de levar doentes para serem tratados em outras cidades.  Quero ser o Prefeito dos distritos. Outra questão que eu julgo de extrema importância para uma estância turística é de sinalização, o turista chega hoje em nossa cidade e quer procurar a Capela de Santo Antonio nem um antigo morador consegue indicar o caminho para esse visitante.  Uma coisa que está se iniciando agora um dos portais, promessa feita por todos os candidatos nos últimos 12 anos, inclusive promessa minha, nestes locais você identifica e informa o turista, faz a segurança prévia da cidade usando a guarda municipal que acho que tem que ter uma ligação direta com o Gabinete do Prefeito e você aí sim pontuar duas coisas segurança nas entradas da cidade, informação para o turista que vem nos visitar e terceiro só de você chegar em uma cidade que tem portaria já estaríamos inibindo a ação de pessoas mal intencionadas.

JE – Como você avalia as coligações dentro do processo eleitoral?
“Niltinho” Bastos – Isso eu acho altamente viável desde que elas sejam feitas de maneira transparente.  Eu queria até citar um exemplo: nas últimas eleições para deputado o que mais foi visto foram cabos eleitorais de deputados que vem aqui pedir nosso voto e se comprometem com alguma ajuda financeira, isso tem que acabar.  Coligação tem que ser feita de forma institucional, você apóia o candidato e cobra desse candidato, exemplo na semana retrasada estive no gabinete do prefeito e disse a ele que os deputados que eu apoiei e foram muito bem votados em nossa cidade estavam disposição do Prefeito.  Quanto às coligações locais como já foi dito aqui pelos outros entrevistados nós estamos numa fase de namoro e felizmente nós percebemos nos outros pré-candidatos, bons propósitos para a cidade, portanto as idéias pedem estar sendo ligadas sem personalizar, forma-se grupos e daí sim eu sou pré-candidato.

JE – Qual mensagem que você deixa para nossos leitores?

“Niltinho” Bastos – Durante a minha candidatura a Prefeito nos discursos, nós fazíamos em palanque e foram mais de trinta eu dizia que sou uma pessoa muito feliz, tenho uma família muito bem constituída, inclusive no dia 24 de maio fiz aniversário de 21 anos de casado, duas filhas lindas e essa felicidade que eu tenho em família gostaria que todo sanroquense vivesse com sua família, tivesse uma oportunidade de saúde, educação, cultura, esporte, lazer e principalmente de trabalho.  Gostaria que todo sanroquense vivesse a felicidade que minha família vive. 

Postar um comentário

0 Comentários