Vereadora Déia (PT) é pré-candidata a prefeita em Mairinque



O Jornal da Estância começa nesta edição número 6 a exemplo do que já estamos fazendo em São Roque, a discutir o processo sucessório de 2012 em Mairinque.  Faremos uma série de entrevistas com todos os postulantes à pré-candidatura a prefeito.  Queremos que nossos leitores conheçam suas idéias, seus planos, enfim o que eles pretendem para melhorar a vida de nossa comunidade.
Nesta primeira entrevista fomos ouvir Ildéia Maria de Sousa, a Vereadora “Déia”, 52 anos, Engenheira, Pós Graduada em Saneamento Ambiental, Vice-Prefeita de 1997 à 2000 e vereadora por dois mandatos.  Déia como é carinhosamente chamada, é pré-candidata a Prefeita pelo Partido dos Trabalhadores.  Acompanhe entrevista a seguir:

JE – Déia você é pré-candidata do PT a sucessão do Prefeito Denys Venneri?
Vereadora Déia – Meu nome está colocado, alguns setores têm indicado, mas no PT a coisa se com uma ampla discussão partidária.  Já estamos discutindo no âmbito partidário desde o final de 2010, e podemos dizer que eu sou um dos nomes colocados pelo partido.

JE – Qual avaliação que você faz da atual administração?
Vereadora Déia – É diferente o primeiro governo, pois eu não era vereadora e este onde eu estou na oposição.  Eu acho lastimável.  O município com os recursos financeiros que consegue arrecadar, além das transferências de verbas federais, chegar ao que chegou.  É sabido o problema que temos na saúde com o hospital fechado, obras paradas, desperdício que a gente observa no dia a dia.  Nós poderíamos estar em patamares muito melhor na educação e na saúde, pois nós temos índices muito ruins nesta duas áreas.

JE – O que você faria diferente?
Vereadora Déia – Eu estabeleceria prioridades, hoje uma prioridade seria a saúde, pois eu vejo um clamor da população neste sentido.  Nós temos que ampliar os investimentos na educação, construir moradias de interesse social para suprir a deficiência da população de baixa renda.  Temos vários programas do Governo Federal neste sentido e isso além de resolver o problema da habitação seria uma fonte de geração de empregos.

JE – Quanto tempo Mairinque precisará para se recuperar desses 8 anos da atual administração?
Vereadora Déia – Eu não consigo quantificar para você em anos, teríamos que fazer um estudo mais aprimorado.  Mas eu penso que o que perdemos de tempo nestes últimos 7 anos não cumprindo que foi proposto, nós precisaríamos com certeza de 8 a 12 anos para recuperar e colocar Mairinque num patamar condizente com o orçamento que tem, e com a necessidade que a população pede.

JE – Quais seriam seus principais projetos numa eventual vitória nas eleições 2012?
Vereadora Déia – Um deles seria planejar e buscar recursos para o asfalto da estrada de Dona Catarina, aí estaria dando um novo norte para o desenvolvimento do município. Eu acredito que isso seja possível fazer em 4 anos de mandato.  Reabrir o hospital, fazer um grande investimento na área da saúde para proporcionar um atendimento de qualidade a população e, isso em consonância com a região.  Pois na saúde nós temos toda uma conjuntura com os municípios vizinhos.  Mas seria primordial a reabertura do hospital.

JE – Na área da infra-estrutura?
Vereadora Déia – Seria esta questão da estrada, pois ela é de fundamental importância para a integração do município, resolver o problema do terminal rodoviário porque isso vai melhorar o transporte público, pois seria possível uma integração de linhas e com isso baratearia o custo da passagem.  Conclusão de rede de esgoto, já que em alguns bairros pessoas convivem sem esse benefício, e em dois ou três anos você partir para a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, pois isso acaba gerando uma economia nos investimentos na saúde e você vai dotar os bairros de uma infra-estrutura que eles hoje não têm.

JE – Como você avalia as coligações dentro do processo eleitoral?
Vereadora Déia – O PT tem convivido com esta questão de maneira muito transparente.  Exemplo é a coligação que me elegeu em 2008, mas hoje nós não estamos pensando isso, poderá vir a ocorrer, embora estamos construído o caminho para uma candidatura própria em 2012.

JE – Qual a mensagem que você deixa para população de Mairinque?
Vereadora Déia – A mensagem é de otimismo.  Nós temos uma Presidenta da República pela primeira vez na história do Brasil. Existem programas muito claros em nível nacional para a saúde, educação, participação da mulher, e eu tenho certeza que se nós formos otimistas, acreditar em quem tem projeto, nós vamos dar o salto de qualidade que a população espera.  E principalmente acreditar na mulher.
   

Postar um comentário

1 Comentários

  1. A vereadora Déia é a única capaz de fazer a cidade de Mairinque voltar a se desenvolver junto com o Brasil.
    Me lembro que antes de Lula se eleger muita gente não acreditava que o Brasil poderia crescer e distribuir renda e hoje isso é uma realidade.
    Hoje muita gente fala que Mairinque não conseguirá sair do lugar, mas estou certo que com a Déia na prefeitura, Mairinque voltará a crescer e proporcionar melhor qualidade de vida à população.

    Manoel Justo
    Economista
    Mestre em Desenvolvimento Econômico.

    ResponderExcluir