Blogueiros sujos: Debates polêmicos no segundo encontro nacional


www.viomundo.com.br

por Luiz Carlos Azenha
Foi num clima de intensa cordialidade que, de forma acalorada, concordamos em discordar sobre absolutamente tudo. A única unanimidade foi na tarefa de organizar o Segundo Encontro Nacional de Blogueiros Sujos, que o Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé promoverá em Brasília nos próximos dias 17, 18 e 19.
Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, ficou encarregado de fazer o relato oficial, nas próximas horas.
Porém, como repórter diante da notícia,  não poderia deixar de adiantar algumas informações.
O balanço dos encontros regionais foi extremamente positivo, com mais de 1.400 blogueiros/internautas reunidos em 11 estados (antes dos encontros da Bahia e de Minas Gerais).
Para o encontro nacional de Brasília, já confirmamos que as mesas de abertura ficarão por conta do ministro Paulo Bernardo, seguido por um debate entre a deputada Luiza Erundina e os professores Fábio Konder Comparato e Venício Lima. Isso na sexta-feira, 17, a partir das 19 horas.
No dia seguinte, a partir das 9 da manhã, uma série de mesas paralelas resultarão de um esforço autogestionado.
Na oficina de Partidos e Blogosfera, por exemplo, debaterão José Dirceu, Renato Rabelo, Brizola Neto, Jean Wyllys e João Arruda (PMDB-PR).
Para o debate sobre Política na internet e neutralidade na rede, estão confirmadas as presenças de Marcelo Branco, Sergio Amadeu e Ricardo Poppi.
No debate sobre Judicialização da Censura, as presenças do Falha de S. Paulo, Esmael e Paulo Henrique Amorim.
Deverei organizar uma das mesas: Como enfrentar o Facebook?
Se tudo der certo, o professor Hariovaldo deverá abrilhantar um debate sobre o Humor na Rede, com presenças do Porra, Serra! e do Cloaca.
A lista de atividades é enorme e será em breve divulgada detalhadamente.
A confirmar, ainda, um debate sobre o Cinema Nacional entre o Cloaca e o Ali Kamel; outro, sobre Financiamento de Campanha, entre Paulo Henrique Amorim e o ministro Antonio Palocci; e um terceiro, sobre Cultura & Civilização, reunindo Renato Rovai e a ministra Ana de Hollanda. Estamos em dúvida sobre quem convidar para o debate “Teoria da Dependência Revisitada: Adorno e a Larica”; sugestões?
O Rodrigo Vianna cuidará de elaborar a minuta de um projeto para criar uma cooperativa para financiar e organizar a defesa de blogueiros que sofrem ações na Justiça.
E o Diego Casaes criará, no estilo do Otoridades e do Threatened Voices, o mapa dos Blogueiros Perseguidos, sob ameaça física ou jurídica, em todo o Brasil.
Nosso objetivo é financiar a hospedagem e a alimentação dos primeiros 400 inscritos que pagarem a taxa. Em breve, o Eduardo Guimarães divulgará detalhes não só da programação, como do tremendo esforço para cobrir os custos do evento. Da parte do Viomundo, assumimos o compromisso de repetir a dose de 2010, com a compra de uma das cotas dos Amigos da Blogosfera. Agradecemos antecipadamente ao Ricardo Negrão, da Rede Brasil Atual, e à Rosane Bertotti, da CUT, pela ajuda neste esforço. E à Força Sindical, a primeira a comprar uma das cotas.
Os sindicatos dos Bancários e dos Metalúrgicos bancarão a transmissão ao vivo, pela TVT.
O que mais nos anima, de qualquer forma, é a possibilidade de repetir, de forma ampliada, os contatos pessoais que tanto enriqueceram nosso primeiro encontro.
Contamos, como sempre, com a razão de ser da blogosfera, que são todos os nossos 14 leitores, para as tarefas de divulgação no twitter, no facebook e em outros espaços.
PS do Viomundo: Ah, sim, já temos 211 inscritos.
PS2: Revelado no encontro que, em Washington, um repórter perguntou ao ministro Patriota, especulando sobre uma possível visita de Dilma Rousseff aos Estados Unidos, algo assim: “A saúde dela vai permitir a viagem?”. É o assim-chamado PIG internacional em ação. Leia, aqui aqui, relatos sobre essa tendência homicida.
 

Postar um comentário

0 Comentários