CHS terá paralisação de 48 horas



Servidores estaduais da saúde irão realizar manifestação nos dias 15 e 16

Mayco Geretti
Agência BOM DIA

Em assembleia realizada na sexta (3), na Capital, servidores estaduais da saúde decidiram que farão uma paralisação de 48 horas nos dias 15 e 16  para pressionar o governo a atender suas reivindicações. Em Sorocaba, a meta do sindicato da categoria é manter somente 30% dos
 funcionários do Conjunto Hospitalar  trabalhando.

Segundo Maria do Amparo Oliveira,  diretora regional do SindSaúde (Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde do Estado de São Paulo), não existe a possibilidade de a paralisação ser total no CHS. “Por se tratar de um serviço vital, envolvendo saúde, já sabemos que será parcial. Realizaremos uma reunião entre os integrantes para decidirmos exatamente qual será a
 estratégia da paralisação em âmbito local.”

Maria do Amparo afirma que a direção estadual do sindicato pode até cancelar a paralisação, desde que haja andamento nas negociações com o governo.

No pior cenário, caso não haja qualquer forma de acerto, os servidores realizarão nova assembleia na Capital em 17 de junho, momento em que decidirão se iniciam greve por tempo indeterminado.
Problemas à vista /Mesmo uma paralisação parcial do CHS já será suficiente para levar caos ao sistema de saúde regional. Isso porque a unidade médica é referência em procedimentos de alta complexidade para Sorocaba e outras 48 cidades.

 Por mês passam 90 mil pessoas pela unidade, entre atendimentos ambulatoriais e de urgência e emergência no pronto-socorro.

Com a capacidade reduzida, caberá às secretarias de saúde da região controlar a demanda de pacientes que são encaminhados a Sorocaba, principalmente os casos de atendimento ambulatorial menos urgentes.
No CHS existem 2,5 mil servidores estaduais, que assim como o restante da categoria reivindicam reajuste de 26% referentes a perdas salariais desde 2009. O último aumento concedido pelo governo do estado ocorreu em 2008.

Postar um comentário

0 Comentários