CNH: 2ª via pode ser solicitada no site do Detran





A segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser solicitada pela internet já a partir desta semana, segundo a assessoria de imprensa do Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). É uma opção, por exemplo, para quem teve a primeira via furtada ou extraviada.
Trata-se de um dos serviços que passam a ser oferecidos pela internet no novo site do departamento, que entrou em funcionamento na quarta-feira passada. Antes, a solicitação da segunda via só poderia ser feita presencialmente no Detran ou nas Ciretrans (regionais). A ideia é diminuir as filas. A emissão da segunda via sai por R$ 28,79, e o usuário que quiser recebê-la em casa paga R$ 11 de taxa de correio. As informações estão no site www.detran.sp.gov.br
Na quarta-feira, o site chegou a ficar pelo menos 20 minutos sem funcionar e trazia mensagem pedindo desculpas pelo “transtorno”. Ontem, era possível se cadastrar sem dificuldades e acessar serviços básicos como checar os pontos na CNH, multas, acessar formulários para pedir renovação de carteira, adição de categoria e primeira habilitação.
Apenas um dos links testados pela reportagem não funcionava, com informações sobre CNH aos visitantes que entram por meio do perfil “cidadão”. O mesmo não ocorria ao visitante que entrava na área reservada aos médicos.
De acordo com o Detran, problemas de link podem eventualmente ocorrer. O órgão afirma que o novo site deve melhorar o atendimento e deixar as informações mais claras. Em seis dias, o site já recebeu mais de 20 mil cadastros.
Quanto aos problemas do primeiro dia, o Detran diz que o portal está em pré-operação, e que chegou a ter mais de 5 mil acessos simultâneos. O órgão não descarta que isso tenha ocorrido por ataque de hackers. Segundo o Detran, no intervalo fora do ar técnicos trabalharam para aumentar a capacidade.
(Márcio Pinho)

Postar um comentário

0 Comentários