Jornalista suspeito de ajudar fraudadores



Folha de S.Paulo
O jornalista Wagner Florêncio Império é investigado pela polícia de São Paulo sob suspeita de retransmitir informações de uma apuração policial aos acusados de fraudar a arrecadação de tributos em Taboão da Serra, município da Grande São Paulo.
Em relatório ao Ministério Público Estadual, a polícia de Taboão afirma que, "coincidentemente tais visitas ou telefonemas [do jornalista a policiais] ocorreram justamente nas exatas datas em que foram expedidos ofícios à municipalidade para obtenção de dados e informações relevantes para o andamento das apurações.
No documento, a Polícia Civil afirma que o jornalista tinha "íntima ligação com setores da prefeitura [de Taboão], em especial os ligados à arrecadação de impostos.
O jornalista ainda não foi ouvido pela Polícia Civil.
Wagner Império era um dos mais antigos jornalistas do "Brasil Urgente", da TV Bandeirantes, e foi demitido assim que a polícia passou a suspeitar dele.
O jornalista e sua mulher, Vivyane Raul Império, participaram de um vídeo promocional da Prefeitura de Taboão. As 60 mil cópias foram distribuídas ano passado e o material exalta possíveis benefícios da arrecadação do IPTU na cidade, que teve um aumento de 500% em 2010.
Até agora, 22 pessoas, sendo elas 4 dos 13 vereadores de Taboão e três secretários municipais, já foram presos acusados de integrar um esquema que cobrava 30% do que era devido de IPTU para sumir com o valor total da dívida, diz a polícia.
A investigação da Polícia Civil começou em março, quando um auxiliar administrativo da Prefeitura de Taboão foi preso ao dar baixa em três carnês de IPTU que, ao todo, somavam dívida de cerca de R$ 65 mil. Segundo a polícia, a fraude ultrapassa os R$ 10 milhões.

Postar um comentário

0 Comentários