Jovem é internado com suspeita de meningite e 13 dias depois de sua morte descobre-se que era leptospirose



 


Fernanda Ikedo
Agência BOM DIA
O vendedor Nelson Bruno Roberto, 21 anos, é a primeira vítima de leptospirose de Sorocaba. A causa foi confirmada na terça-feira, pela Vigilância Epidemiológica do município, 13 dias após a morte do rapaz.  “Até então, a gente achava que era meningite, conforme as suspeitas dos médicos”, conta Taila Franciele Melo da Silva, 19, mulher da vítima.
A estudante Dayanne Caroline Melo, 16, cunhada de Nelson, ressalta que ele reclamava constantemente de dor de cabeça e procurou o pronto-socorro do Hospital Modelo cerca de dez vezes, desde o fim  de abril. “Todas as vezes os médicos falaram que era enxaqueca ou cefaleia e receitavam remédios, sem fazer qualquer tipo de exame”, diz.
A sogra de Nelson, Gerciane Fátima de Melo Silva, 36, disse que o  quadro foi ficando cada vez mais grave com o passar dos dias. “A gente percebeu que ele estava amarelado,  tomava os remédios e não combatiam a dor.”
No dia 11 do mês passado, o rapaz foi internado, mas fugiu do hospital no dia 13, retornando à noite. No dia seguinte, entrou em coma e foi encaminhado  à UTI (Unidade de Tratamento Intensiva). Ele morreu no dia 18.
A Vigilância Epidemiológica deverá ir nesta sexta-feira (03) à casa da viúva Taila para ter mais informações sobre os sintomas do rapaz e para examinar o local.
Os familiares de Nelson dizem que ele não teve contato com água de chuva e, por isso,  desconhecem o que pode ter levado à contaminação.
No ano passado, Sorocaba registrou 13 casos de leptospirose e uma morte. A vítima foi um homem de 36 anos, cuja identidade não foi revelada.
Contágio / A leptospirose é uma doença infecciosa aguda, causada pela bactéria Leptospira interrogans, presente na urina de ratos e que provoca danos aos rins e ao fígado.
Pode provocar icterícia, insuficiência renal e hepática, meningite e, se não for tratada, pode até levar à morte.
O Hospital Modelo foi procurado para comentar o caso de Nelson, mas não retornou às ligações feitas durante todo período da tarde.
Formas de contaminação
A Vigilância Epidemiológica informa que a leptospirose é uma doença que pode ocorrer em qualquer época do ano. A contaminação é a partir do contato com urina de rato, que pode estar em qualquer local/superfície. Ocorre quando a bactéria eliminada na urina do rato penetra através da pele e das mucosas (olhos, nariz, boca) ou por meio da ingestão de água e alimentos contaminados.
Casos
Neste ano, até 1º de junho, foram notificados três casos de leptospirose e um óbito, o de Nelson Bruno, 21 , confirmado na terça-feira.  Os três casos deste ano foram registrados em homens.
Sintomas
Os sintomas aparecem entre dois e 30 dias após a contaminação:  febre alta, sensação de mal-estar, dor de cabeça constante e acentuada, cansaço, calafrios, dor muscular intensa pelo corpo e especificamente na panturrilha (barriga da perna). Ao apresentar estes sintomas, a pessoa deve procurar o médico.

Postar um comentário

0 Comentários