Lula ganha prêmio internacional por contribuir no combate à fome


Moacyr Lopes Junior - 10.jun.2011/Folhapress


BERNARDO MELLO FRANCO
DE SÃO PAULO
Atualizado às 16h05.
O ex-presidente Lula receberá o prêmio World Food Prize 2011, dado a líderes mundiais que atuam no combate à fome.
A escolha foi anunciada pela nesta terça-feira, em Washington. A cerimônia oficial de entrega do prêmio acontecerá em 13 de outubro no Estado americano de Iowa.
O petista dividirá o prêmio de US$ 250 mil (cerca de R$ 425 mil) com John Agyekum Kufor, ex-presidente de Gana.
Ele foi escolhido por causa de programas sociais lançados em seu governo, como o Fome Zero, o Bolsa Família e o Mais Alimentos.
Lula tenta, desde o ano passado, emplacar a candidatura do ex-ministro José Graziano para a direção-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), e tentará usar o prêmio para reforçar a campanha.
No domingo, um artigo publicado pelo ex-presidente no site do jornal britânico "The Guardian" alertava para as demandas por produção de alimentos por causa do crescimento populacional nas próximas décadas e creditou a Graziano boa parte do êxito brasileiro em reduzir a fome e a pobreza na última década.
O petista é o terceiro brasileiro homenageado pelo World Food Prize. Em 2006, o pesquisador aposentado da Embrapa Edson Lobato e o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli receberam o prêmio por terem contribuído para transformar o Cerrado em uma região fértil para a agricultura.

Postar um comentário

0 Comentários