Moody's eleva nota do Brasil para 'Baa2'; perspectiva é positiva



DE SÃO PAULO

A agência de classificação de risco Moody's anunciou nesta segunda-feira que elevou o "rating" (nota de risco de crédito) da dívida soberana brasileira de "Baa3" para "Baa2", com perspectiva positiva.
Pelos critérios da Moody's, o Brasil já é considerado um país "grau de investimento", isto é, mais seguro para investidores e a mudança de nota não altera esse "status". A perspectiva positiva significa que, para uma próxima revisão, há maiores chances de que o "rating" do país melhore novamente.
Em seu relatório, a equipe de analistas da Moody's justifica a melhora da "nota" brasileira citando o "desejo de parte do governo em reverter políticas expansionistas e adotar um viés mais conservador, que aparenta ser mais consistente com uma trajetória de crescimento sustentável".
Os especialistas também apontam a expectativa de que a relação dívida pública sobre PIB mantenha uma tendência declinante. Essa relação é uma medida consagrada entre analistas para averiguar a "saúde financeira" de um país, isto é, sua capacidade de saldar seus compromissos financeiros.
Alguns dos países da Europa mais problemáticos "devem" mais de 100% de seu PIB, a exemplo da Itália. No Brasil, essa relação está abaixo de 50%.
Por outro lado, a Moody's aponta como riscos "o rápido crescimento do crédito" com "pressões inflacionárias crescentes" bem "sinais de superaquecimento [da economia]".
"Através de uma combinação de medidas fiscais e monetárias, as autoridades estão em processo de atacar as condições que provocaram o superaquecimento na economia. Embora seja cedo demais para averiguar se tais medidas serão suficientes, mostram um supostamente forte compromisso em resolver o problema e conter seus impactos com medidas adicionais, se necessário", acrescentam os analistas, no texto divulgado hoje.

Postar um comentário

0 Comentários