No caminho, uma perigosa pinguela



Acesso precário de madeira desafia moradores no Jardim Europa


Juliana Lobato/Agência BOM DIAO aposentado Daniel Rodrigues em acesso precário: trecho por onde circulam moradores de todas as idades
Agência BOM DIA
Você atravessaria a ponte acima? Muita gente faz isso – e diariamente. O acesso de madeira está localizado no Jardim Europa, a poucos metros de um condomínio de luxo e de uma favela também.

Para entender: uma ponte, que ligava duas favelas, caiu há quase cinco anos pela alta frequência  de caminhões pesados que trafegavam  para chegar à construção do condomínio, segundo moradores das imediações. Uma ponte perigosa ponte de  madeira está no lugar. 
“Aqui passam crianças para ir à escola, mulheres para ir trabalhar e é perigoso. Moto já caiu”,  diz o aposentado Daniel Rodrigues, 67 anos.
O BOM DIA observou meninas com idade média de 8 anos  na ponte inclinada, nesta quarta-feira (15). Seguiam para a escola. Uma delas gritou enquanto passava rápido. “Dá medo. Minha irmã já caiu aqui”, disse.
Daniel conta que a situação é mais difícil à noite – e na chuva é impossível passar. 
O morador alerta: a última vez que uma autoridade passou por lá para ver a situação da ponte foi durante a campanha eleitoral de Rodrigo Agostinho.
“Não quero falar mal dele, mas só peço para dar mais atenção para gente. São  300 pessoas que moram na favela e precisam passar pela ponte”. Montes de terra  foram colocados no fim da ponte para evitar passagem de veículos, mas rastros de motos estão lá.  Há lixo no trecho –  risco adicional de que um criadouro da dengue possa se instalar no local.
EM DEBATE /Nesta quarta-feira (15) foi o primeiro dia do Seminário Regional de Defesa Civil na sede da OAB em Bauru. Integrantes da Coordenadoria de Defesa Civil do Estado  estiveram presentes com um objetivo: organizar a Defesa Civil para  situações de riscos – como a da ponte precária, por exemplo.
“Queremos um foco preventivo para que os municípios se preparem para eventos climáticos, por exemplo, como alagamentos”, ressaltou o diretor do departamento estadual de Defesa Civil, tenente coronel Marco Aurélio Alves Pinto.
Com a organização da defesa civil, o estado poderá investir mais na região.
“Os olhos do estado se voltarão para a região em termos técnicos por conta dessa estrutura que se busca”, contou.
O diretor destacou a necessidade de uma ação conjunta entre todos os setores municipais para que as ações de defesa não cheguem depois de tragédias.
“Precisamos congregar todos os outros órgãos, secretarias e a própria população deve denunciar  áreas de risco.”
Solução depende de transferência de área
A prefeitura diz que irá realizar a recuperação da passagem de madeira  no Jardim Europa assim que a transferência da área da União para o município for concluída. 
3 km 
É a distância caminhada para não se passar pela ponte 
Outros acessos precários também preocupam
Em abril, o BOM DIA mostrou  ponte precária  do Jardim Helena/ Pousada.  A recuperação está o cronograma, informa a prefeitura. Sobre outros locais de risco, há licitação para aquisição de células de concreto para recuperar passagens.

Postar um comentário

0 Comentários