Prefeito de Lorena é afastado após denúncias de crimes sexuais




MATHEUS MAGENTA
NATÁLIA CANCIAN
DE SÃO PAULO
A Câmara Municipal de Lorena (198 km de São Paulo) afastou na segunda-feira (6) do cargo o prefeito Paulo César Neme (PTB), que é médico pediatra, ao abrir duas comissões para investigar denúncias de supostos desvios de verba para educação e crimes sexuais envolvendo garotos menores de idade.
As comissões --formadas por três vereadores-- têm 90 dias para apresentar os relatórios finais, pedindo ou não a cassação do prefeito. Segundo a Lei Orgânica do Município, Neme ficará afastado do cargo durante o processo. Cabe recurso na Justiça.
Segundo o vereador Élcio Vieira (PV), presidente da Casa, os vereadores decidiram abrir, por unanimidade, as comissões por causa da "crescente pressão popular".
As denúncias contra o prefeito por supostos crimes sexuais envolvendo menores de idade vieram à tona no mês passado, durante uma investigação da Polícia Civil.
Em uma abordagem, a polícia descobriu que Neme emprestou um carro oficial para uma pessoa não autorizada levar sua empregada doméstica para casa.
No carro estava também um menor de idade que, em depoimento à polícia, afirmou que recebia R$ 10 para ir à casa do prefeito. O adolescente disse ainda que, em março, o prefeito alisou seu peito e tentou "segurar seu pênis", mas ele recusou.
Neme é investigado pelos vereadores por suposta falta de decoro e mau uso de bem público. Além das denúncias por supostos crimes sexuais, o prefeito é investigado também por um suposto desvio de R$ 4 milhões em verbas federais para a educação.
Neme é alvo ainda de um processo que tramita na 15ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo por supostos crimes sexuais. Aberto em 2007, o processo corre em segredo de Justiça.
Em nota enviada à imprensa, Neme diz que "não preciso provar minha inocência, pois compete ao órgão acusador provar qualquer conduta ilícita incerta no regramento penal vigente".
Ainda segundo a nota, ele afirma que foi "acusado, julgado e condenado por um tribunal ilegítimo", mas que tem "paciência para aguardar um desfecho satisfatório que traga a verdade real".

Postar um comentário

0 Comentários