Programa Viagem Literária traz Fernando Gabeira para bate papo sobre suas obras



da assessoria de imprensa da prefeitura de São Roque
Encontro acontecerá às 10h de terça-feira, 21, na Biblioteca Municipal Artur Reidel
O programa Viagem Literária, desenvolvido pela Divisão de Cultura da Prefeitura de São Roque em parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e Bibliotecas públicas, trará para o município o escritor, jornalista e político, Fernando Gabeira, para um bate papo aberto ao público sobre suas obras literárias.
O encontro acontecerá na Biblioteca Municipal Artur Reidel, na próxima terça-feira, 21, às 10 horas. Gabeira, que participou da luta armada contra a ditadura militar, ficou exilado por 10 anos no Chile, Suécia e Itália. Depois da anistia voltou ao Brasil e tornou-se ativista política chegando a ocupar o cargo de Deputado Federal. Sua principal publicação foi “O que É Isso, Companheiro?”, relato de seus anos de clandestinidade e guerrilha. Sua obra, de engajamento político, constrói as primeiras análises críticas da luta armada e discute temas como as liberdades individuais e ecologia.
Obras
Escreveu o livro O Que É Isso, Companheiro?, sobre sua participação na luta armada contra o Regime militar brasileiro e seu posterior exílio na Europa, que venceu o Prêmio Jabuti de Biografia e/ou Memórias em 1980 e foi transformado em filme pelo cineasta Bruno Barreto em 1997.
Também é autor de O crepúsculo do Macho, depoimento do exílio, uma espécie de continuação do livro O Que É Isso, Companheiro?. Gabeira escreveu ainda "Entradas e Bandeiras", onde narra sua readaptação ao Brasil e sua luta pela política do corpo, contrapondo-se às patrulhas ideológicas,´"Hóspede da Utopia", onde começa a procurar bons lugares para morar, onde possa exercer seu modo de vida alternativo, e "Sinais de Vida no Planeta Minas", no qual conta as lutas feministas contra o ultraconservadorismo de Minas Gerais, através do exemplo de cinco mulheres mineiras ao longo do tempo, entre as quais Dona Beja, de Araxá; Dona Tiburtina, de Montes Claros; e a 'pantera' Ângela Diniz.
Em Goiânia, Rua 57 - O nuclear na terra do sol, lançado em 1987, Gabeira narra o acidente radiológico de Goiânia ocorrido em setembro daquele ano.
Escreveu, também o livro A Maconha no qual discute temas acerca da erva, como a descriminalização de seu uso, suas funções terapêuticas, o papel social que desempenha etc.  Em 2006, lançou o livro Navegação na Neblina, sob uma licença Creative Commons. A obra trata da crise política do PT que culminou na CPI dos Sanguessugas, em 2005.

Postar um comentário

0 Comentários