Rajadas de ventos de até 68km/h causam estragos



O Corpo de Bombeiros registrou, até as 21h, a queda de 15 árvores em diversos bairros de Sorocaba

Marcelo Andrade      marcelo.andrade@Jcruzeiro.com.br

A chuva forte e rajadas de vento que chegaram a 68 quilômetros por hora, entre o final da tarde e o início da noite de ontem, provocaram estragos e falta de energia por mais de seis horas em diversos pontos de Sorocaba e várias cidades da região, como Araçoiaba da Serra, Votorantim, Alumínio, Itu, Salto, Salto de Pirapora e Iperó. Não houve registro de feridos, mas houve quedas de árvores e placas. Somente em Sorocaba, o Corpo de Bombeiros registrou, até às 21h, a queda de 15 árvores em diversos bairros. O Instituto Nacional de Meteorologia prevê mais chuva forte e ventos de moderados a fortes ainda hoje nas regiões Sudeste e Sul.

A chuva começou por volta das 16h e foi seguida de rajadas de ventos que foram causadas, segundo o Inmet, devido à proximidade de uma frente fria. De acordo com os registros, os ventos chegaram a 68 km/h, por volta das 17h. Com essa velocidade, segundo informações do Corpo de Bombeiros, os ventos são capazes de derrubar árvores, telhas e até placas. E foi o que aconteceu. As quedas de árvores e galhos em fios da rede de energia elétrica provocaram interrupções em todos os bairros da cidade, segundo o diretor da CPFL Piratininga, Alexandre Hugo. Até às 20h de ontem, a concessionária havia recebido 400 ocorrências referentes à falta de energia em toda a região, das quais 190 somente em Sorocaba. "Nas próximas horas esperamos pelo menos mais 300 ocorrências na região. Porém, estamos com todas as equipes nas ruas e a nossa expectativa é de que até o início da madrugada de quarta-feira todo o sistema esteja restabelecido", previa.

Segundo ele, o ponto de maior abrangência em Sorocaba foi o bairro Portal da Colina, na região do Campolim, onde uma rede de proteção de obras de prédio, localizado na rua José Maria Barbosa, com mais de 70 metros de altura, por conta do vento forte, foi arremessada por cerca de 300 metros. Com isso, luminárias de um outro prédio vizinho foram danificadas assim como um transformador, o que causou a interrupção de energia em todo o bairro por mais de três horas. "Quando a rede se chocou com o transformador houve uma pequena explosão. Nós, que estávamos trabalhando próximo saímos correndo para que a rede não nos atingisse", disse o mestre-de-obras Antônio Pereira, de 36 anos.

No Parque das Águas, a força do vento derrubou mais de quinhentos metros das placas de proteção da Festa Junina, que acabou suspensa. Algumas das placas foram parar cerca de 100 metros de distância. Já as barracas das entidades assistências não foram afetadas. Uma equipe da Guarda Civil Municipal permaneceu no local para garantir a segurança. "A força do vento foi tão grande que algumas dessas placas subiram quase dois metros de altura", disse Messias da Luz de Carvalho, um dos funcionários do parque de diversões.

Na rua Walter Luiz D"Ávila, no Central Parque, houve o registro de queda de árvore que chegou a atingir a rede de energia elétrica, o que provocou a interrupção. Quase todo o bairro ficou sem energia desde às 17h e permaneceu até o fechamento desta edição. O mesmo ocorreu na Vila Hortênsia, onde um transformador foi afetado na rua Comandante Salgado. Com isso, várias outras ruas do bairro, entre as quais a Theodoro Kaisel, segundo informou o morador Antônio Vieira. A reportagem recebeu informações de moradores dando conta da interrupção de energia nos bairros Jardim Saira, Novo Horizonte, Vila Gomes, Jardim Imperatriz e Wanel Ville.

Postar um comentário

0 Comentários