Relatório recomenda fechamento de um dos hospitais psiquiátricos em Sorocaba

Os técnicos verificaram vários problemas no Hospital Mental e entre eles o número pequeno de profissionais para cuidar das pacientes e a jornada de trabalho é excessiva


Da Redação / TV Tem




O Hospital Mental de Sorocaba deve ser fechado. Esta é a recomendação do relatório feito por integrantes da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Ministério da Saúde, da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e dos Conselhos Regional e Federal de Psicologia. A visita surpresa foi feita no dia 27 de abril deste ano. Foram encontradas várias irregularidades na infraestrutra e violação de direitos humanos.

O Hospital Mental tem 330 mulheres internadas. Na visita, os técnicos verificaram vários problemas. Entre eles o número pequeno de profissionais para cuidar das pacientes a jornada de trabalho excessiva. A falta de um projeto terapêutico, exercício ilegal da profissão por parte de um psicólogo, internas sem documentação e uma dívida muito grande do hospital com credores.

A visita aconteceu depois que foi divulgada uma pesquisa de um professor da Universidade Federal de São Carlos. Ela mostra o grande número de mortes nos sete hospitais psquiátridos da região de Sorocaba. Em quatro anos foram  459 mortes. No relatório os representantes recomendam o fechamento do hospital mental. Além da  atuação conjunta do município, do estado e do governo federal.

O relatórico recomenta ainda a desocupação dos leitos do Sistema Único de Saúde. A transferência de recursos público para a ampliação dos serviços comunitários de atendimeno em hospitais gerais, conforme determina a legislação.



Postar um comentário

0 Comentários