Salas de aula voltam a ter alunos



Desde 2005 sem reajuste salarial, professores do ensino técnico dão voto de confiança ao Estado e garantem a volta às aulas


Fernanda Ikedo
Agência BOM DIA
Após 33 dias em greve os funcionários administrativos e professores do Centro Paula Souza, responsável pelas escolas técnicas Fernando Prestes e Rubens de Faria e Souza e Fatec de Sorocaba, retomam  às atividades.

Os alunos voltam às aulas nesta terça-feira para encerrar o semestre e fazer o vestibulinho, que será realizado neste domingo, conforme o cronograma, sem nenhum impedimento.

De acordo com o professor de elétrica da Etec Rubens de Faria e Souza Wilson de Agostinho Filho, os trabalhadores decidiram anteontem, suspender a greve, após assembleia realizada pela categoria, em São Paulo. “Vamos dar um voto de confiança para o governo do Estado de São Paulo, para que ele atenda as nossas reivindicações”, explica.

Caso as ações do governo não sejam satisfatórias para a categoria, até  29 de julho, prazo negociado entre secretários do governo e o Sinteps (Sindicato dos Trabalhadores do Centro Paula Souza), a classe pode retomar a paralisação em agosto.

“Desde 2005 não temos reajuste nos salários. A defasagem é muito grande. O governo prometeu aumento de 11%, mas se for repor só a inflação desse período seria necessário um reajuste de 58% para os professores e 71% para os funcionários dos setores administrativos”, destaca o chefe de seção da Fatec José Temer Giovanetti.

Para a funcionária administrativa, da Fatec, Bruna de Fátima Souza, que participou de todas as assembleias e atos públicos realizados durante a greve, todas as reivindicações são, na verdade, para que as leis sejam cumpridas pelo Estado.
Cronograma da negociação
Nas próximas semanas  haverá reuniões do Sinteps com a superintendência do Centro Paula Souza, Secretaria de Gestão e Secretaria de Planejamento do governo do Estado de São Paulo. 

3 mil
é o número de alunos da Escola Técnica Rubens de Faria e Souza

Plano de carreira
Dia 29 de julho foi a data escolhida pelo governo para dar início às melhorias no plano de carreira dos funcionários do Centro Paula Souza. O blog www.grevefatecso.
blogspot.com noticia os passos da greve.

Postar um comentário

0 Comentários