Sem médicos, residentes chefiavam plantão




Escutas telefônicas e anotações em diário de ocorrências revelam que médicos deixavam plantões a cargo de residentes no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Segundo o Conselho Regional de Medicina (CFM), o residente não pode trabalhar sem orientação de médico capacitado. Documentos em poder do Ministério Público e da Polícia Civil também indicam que as irregularidades aconteciam pelo menos desde 2005.
No livro de ocorrências, usado para o registro de incidentes durante plantões, um profissional denuncia a falta de médicos nos feriados. “É novamente feriado e não há nome na escala. Tudo vai se repetir de novo?”Em outro registro, uma médica relata: “Por não ter médico no PS da clínica médica, deixei o plantão da enfermaria aos cuidados de residente; é absurdo deixá-la sozinha. Não concordo, mas não tive escolha.”
O livro mostra ainda a indignação dos residentes. “É necessário, de uma vez por todas, determinar quais são as atribuições dos doutorandos para que possa haver organização nesse internato”, escreve uma delas.
Um funcionário relata a morte de paciente, sem diagnóstico da doença, que estava internada havia 24h. “Estamos sem condições adequadas de trabalho e os pacientes, em risco.” Em uma escuta autorizada pela Justiça, um médico investigado orienta colega a deixar residente em seu lugar.
Após três anos de queixas, o então diretor técnico de Serviços de Saúde, Antonio Carlos Guerra, alertou funcionários.“Este é um livro, não de desabafos ou críticas mal definidas. Peço maior cuidado nas anotações.”

Postar um comentário

0 Comentários