Sorocaba: Vereadores em saia justa



Prefeito Vitor Lippi confirma que parlamentares fazem sugestões de nomes que devem assumir cargos comissionados ocupados por pessoas não concursadas

 Pedro Guerra
Agência BOM DIA
O prefeito Vitor Lippi (PSDB) confirma ao BOM DIA: na administração pública os cargos em comissão, que são assumidos por pessoas não concursadas,  são ocupados por aliados do governo. “Nós estamos ocupando esses cargos com responsabilidade. Eu acredito que em muitos lugares do Brasil isso acaba sendo um a barganha política, mas esse não é o caso da cidade de Sorocaba”, defende-se o prefeito.
A informação acaba colocando em saia justa os vereadores da Câmara de Sorocaba. O BOM DIA perguntou aos parlamentares quem é aliado  do governo municipal e  quem faz indicações de cargos em razão disso.
fogem  /A maioria dos parlamentares fugiu das perguntas (veja ao lado). Outros preferiram dar respostas evasivas ao BOM DIA.
O presidente da Câmara Marinho Marte (PPS) disse que apesar de não pertencer ao mesmo partido do prefeito Vitor Lippi,  mantém com ele uma relação de cordialidade e de respeito, que é recíproca. “Quanto aos cargos comissionados, cabe ao Executivo analisar a competência profissional dos funcionários contratados”, falou Marinho Marte.
Coronel Rozendo (PV) falou que as sugestões de nomes para o governo são feitas pelo seu partido. “O Partido Verde tem como indicada a senhora Jussara Carvalho, que é secretária  do Meio Ambiente,  e mais cinco cargos na mesma secretaria, cujos pré-requisitos de contratação foram preenchidos pelos indicados.
controle de qualidade / Lippi deixa claro que o vereador que não está comprometido com o governo poderá ter o indicado exonerado. “Se eu tenho alguns que estão trabalhando contra é lógico que estas pessoas poderão ser substituídas”, falou o prefeito.
Mas existem também outros critérios de avaliação que podem levar a pessoa indicada a perder o emprego. “Se não estão trabalhando a contento, por falta de eficiência e por falta de desempenho, por exemplo. As pessoas são avaliadas trimestralmente”, explica Lippi.
bom desempenho / Uma das coisas que o prefeito faz questão de deixar claro é que todas as pessoas que trabalham em cargos de confiança precisam ter bom desempenho. “Se elas têm um bom desempenho, continuam lá. Se não têm, eu substituo”, garante Lippi.
O prefeito explica também que em muitos casos existem cargos de confiança sendo ocupados por funcionários de carreira. “Se o funcionário é adequado para ocupar aquela função, é aproveitado.”
sem preocupação/ O Ministério Público solicitou ao prefeito Vitor Lippi a extinção de 206 cargos de comissão. Para o MP essas vagas existem são meramente para serem ocupadas por apadrinhados políticos.
à tona /O assunto a respeito dos cargos comissionados veio à tona depois que o vereador Gervino Gonçalves (PR), o Cláudio do Sorocaba 1, usou a tribuna da Câmara para falar que Lippi havia demitido três funcionários indicados por ele. “Isso ocorreu porque apresentei um requerimento pedindo informações sobre a empresa que opera os radares em Sorocaba”, explicou o vereador, que era da base de governo do prefeito. Lippi não acredita que as declarações do vereador Cláudio do Sorocaba 1 possam trazer complicações para administração. “Não é meramente político. Todos estão trabalhando. As alianças existem em todos os governos do mundo.”
O pedido de informações  foi feito após as denúncias sobre a indústria das multas de radares no Brasil, veiculadas pelo programa Fantástico de 13 março.
A empresa que opera os radares em Sorocaba aparece na reportagem como uma das supostas envolvidas no esquema criminoso.
Prefeitura pede prazo para explicar
A prefeitura de Sorocaba enviou no dia 17 de abril um pedido de prazo de 60 dias  para explicar ao MP a necessidade dos 206 cargos comissionados. 
254 
vagas sem concurso foram analisadas pelo MP que considerou apenas 48 como necessárias para o governo.
Improbidade
Caso o prefeito  não acabe com as vagas ou dê solução legal, pode responder por improbidade administrativa.



Postar um comentário

0 Comentários