CEI ouve diretores de hospitais psiquiátricos de Sorocaba e parentes de pacientes


Parentes de internos deram depoimentos emocionados sobre a importância para eles do tratamento oferecido nessas instituições
Da Redação / TV Tem

A comissão que apura como é o atendimento aos doentes mentais em Sorocaba ouviu nesta sexta-feira (15) o depoimento dos diretores de hospitais. Parentes de internos deram depoimentos emocionados sobre a importância para eles do tratamento oferecido nessas instituições.

Os diretores vieram à Câmara se explicar. Davi hadad, do Hospital Mental disse que se há falhas no atendimento é porque falta dinheiro. Já Dirceu Doretto, do Teixeira Lima, se defendeu das acusações feitas pela entidade que é contra as longas internações. 

Antonio carlos ribeiro, do Jardim das Acácias disse que o levantamento sobre o número de mortes não é correto e convidou os pesquisadores para conhecer o hospital. Essas reuniões na câmara começaram depois da divulgação da pesquisa de um professor da Ufscar. O estudo aponta que entre 2006 e 2009, 459 pacientes morreram nas instituições que cuidam de doentes mentais na região de Sorocaba, número acima da média no restante dos hospitais do estado.

A prefeitura de Sorocaba também se viu na obrigação de investigar as causas das mortes. De março a maio deste ano, médicos da secretaria de Saúde, vistoriaram os quatro hospitais psiquiátricos da cidade. A avalição, em todos, foi bem parecida. Segundo o relatório os hospitais demoram muito pra encaminar pacientes que estão com doenças físicas para a Santa Casa ou pro Hospital Regional.

Os médicos que assinam a auditoria recomendam a contratação de mais pessoal e a implantação ou adequação das comissões que estudam as causas das mortes. Implantar alternativas para cuidar dos pacientes fora do hospital. Quem tem parentes internados nos hospitais psiquiátricos teme pelo fechamento das unidades.

Postar um comentário

0 Comentários