Comissão propõe mudanças no tratamento psiquiátrico na região de Sorocaba


Uma das alternativas são as residências terapêuticas, onde os pacientes vivem com a supervisão de monitores
Da Redação / TV Tem


Representantes de seis municípios da região de Sorocaba participaram nesta terça-feira (11) de uma reunião da comissão formada para discutir o tratamento psquiátrico oferecido na cidade. Um levantamento da Coordenadoria de Saúde Mental de Sorocaba aponta que mais da metade dos pacientes internados na cidade é de fora.


A comissão foi criada depois que o Fórum de Luta Antimanicomial denunciou um grande número de mortes nos sete hospitais psiquiátricos da região. Em quatro anos, foram 459 mortes. O representante da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Aldo Zaiden, também participou da reunião a portas fechadas na Prefeitura de Sorocaba. Foram convidados representantes de 48 municipios da região, mas somente seis compareceram ao encontro.

De acordo com a Coordenadora Municipal de Saúde, apenas 25% dos pacientes internados nos hospitais são de Sorocaba, o restante é de outras cidades e até de outros estados. Uma das alternativas para mudar o modelo de tratamento aos doentes mentais são as residências terapêuticas, onde eles vivem com a supervisão de monitores. Em Sorocaba, há 20 residências e o município quer ajudar as cidades da região a implantar o sistema.

Postar um comentário

0 Comentários