Perícia revela fraude em listas para fundar partido de Kassab


Folha de S.Paulo
Listas de apoio em São Paulo e no Rio de Janeiro para a criação do PSD, partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, foram preenchidas com assinaturas falsificadas, atesta perícia grafotécnica feita a pedido da reportagem.
A coleta de assinaturas é uma exigência da Justiça Eleitoral para a criação de uma sigla. Kassab corre contra o tempo para apresentar cerca de 490 mil assinaturas até setembro deste ano, para que o partido possa participar das eleições municipais de 2012.
A reportagem teve acesso a cópias digitalizadas de três fichas de apoio ao PSD. Em todos os documentos foram detectadas fraudes. Segundo a perícia, assinaturas atribuídas a diversos eleitores foram feitas por uma mesma pessoa.
Em uma das fichas, de dez assinaturas coletadas, cinco foram feitas pela mesma pessoa. No documento do Rio, há uma assinatura atribuída a um eleitor que morreu.
O laudo foi elaborado por Orlando Garcia, que, entre outros casos, foi perito oficial da CPI que investigou as atividades de PC Farias, em 1992.
Na conclusão do laudo que conta com nove páginas ele afirma: "As listas de apoiamento ao PSD examinadas apresentam falsas assinaturas de eleitores, eis que, atribuídas a pessoas diversas, foram produzidas por mesmos punhos escritores".
No Rio, as fichas foram preenchidas em Duque de Caxias. Em São Paulo, na Zona Leste da capital.

Postar um comentário

0 Comentários