Tio Milton apresenta Projeto de Lei corrigindo a grafia do nome de Mailasqui, para Maylasky



da assessoria de imprensa da câmara de São Roque
Foi protocolado na Câmara e deve entrar em pauta  na primeira semana de agosto, o Projeto de Lei de autoria do Presidente da Casa de Leis, vereador Tio Milton, corrigindo a grafia da denominação do Distrito, de Mailasqui para Maylasky.
A  correção da grafia do nome é antiga reivindicação da Associação “Amigos da Estação Maylasky”, e de grande parte dos moradores daquela localidade. Em 2007, o Deputado Estadual Carlinhos Almeida protocolou, na Assembléia Legislativa, Projeto de Lei objetivando a mudança  e após longa tramitação, foi aprovado no último mês de maio, mas, posteriormente o Projeto foi vetado pelo Governador do Estado. Em suas razões de veto,Geraldo Alckmin reconheceu “os altivos propósitos que motivaram a iniciativa” (citação do veto), no entanto esclareceu que a competência para a alteração pretendida é exclusiva do Município.
No Projeto de Lei, Tio Milton justifica que a reivindicação é justa e merece ser acolhida, destacando que o propósito do Projeto é CORRIGIR a grafia adotada vez que a mesma é incorreta. “Não se trata de nova homenagem à personagem de Luiz Matheus Maylasky, mas sim de proceder uma correção, no mínimo, necessária”, disse. Confira, abaixo, a justificativa do Projeto de Lei:
Matheus Maylaski,um dos maiores vultos da História da região
A verdadeira homenagem a Luiz Matheus Maylasky lhe foi prestada em 1916, quando da denominação da Estação, localizada no km 53,794, da antiga Estrada de Ferro Sorocabana. Mais tarde, nova e justa homenagem lhe foi feita, denominando o Distrito que hoje se pretende alterar a grafia dada em Lei Estadual de nº 3.198/1981. Outras tantas homenagens pelo Brasil afora foram dedicadas à Maylasky, como a estátua localizada no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana, do Município de Sorocaba; a Medalha concedida pelo Gabinete de Leitura, também de Sorocaba; a praça localizada no Município de Guarulhos, mais um sem número de monumentos e logradouros. Não é pra menos.
Os níveis de prosperidade alcançados por Sorocaba e região (da qual incluímos São Roque) no início do século passado certamente não seriam os mesmos sem a visão empreendedora de Luiz Matheus Maylasky, principal idealizador e primeiro Presidente da Estrada de Ferro Sorocabana. A ousadia do empresário Maylasky e de outros importantes colaboradores (dentre os quais, o Barão de Piratininga) trouxe progresso a todos os municípios nos quais a “Sorocabana” passou.
Em recompensa pelos serviços prestados, Maylasky foi mais tarde agraciado com o título de "Visconde de Sapucahy". Após quase dez anos de incansáveis lutas, retirou-se da Diretoria da Estrada de Ferro no ano de 1880. Muito se especula, pois teria sido demitido de seu cargo, e sucedido por Francisco de Paula Mayrink, que o teria acusado de gestão ilegal, malversação de fundos e desfalque. Fato é que exarar qualquer juízo de valor referente a uma decisão, que se deu em âmbito administrativo, e por alguém com interesse na sucessão, há mais de 130 anos é uma atitude no mínimo irresponsável, para não dizer caluniosa.
O que não se pode olvidar é que Luiz Matheus Maylasky é um dos maiores vultos da história recente de nossa região e essa sim, é uma verdade indubitável.
Sem a pretensão de se estender na longa e respeitável biografia de Maylasky, essas foram apenas algumas considerações que se fazem necessárias, apenas a título de esclarecimento da importância da personagem histórica e do quão infelizes podem ser comentários ou notas com conotação político-partidária. Como já foi esclarecido no início desta Exposição de Motivos, a propositura visa corrigir a grafia incorreta do nome do Distrito e não prestar homenagem ao personagem histórico.

Postar um comentário

0 Comentários