TV Globo perde 8% do ibope em todo o país; concorrentes crescem 2%


RICARDO FELTRIN
EDITOR DE ENTRETENIMENTO
Dados consolidados e exclusivos sobre a audiência da TV aberta no Brasil, obtidos pela Folha, apontam que a Globo perdeu 8% de sua audiência e 8% de sua participação nas TVs ligadas, nas 24 horas do dia, no primeiro semestre deste ano, quando comparado ao mesmo momento em 2010.
Sem Copa ou nenhum outro grande evento esportivo, a Globo obteve média de 14,1 pontos de ibope nas 14 capitais analisadas. Em 2010 a emissora obtivera 15,3 pontos. A Band oscilou negativamente em 2% --e obteve 1,9 ponto no primeiro semestre de 2010 para 1,8 neste.
Por outro lado, Record, SBT e RedeTV! tiveram ganho de audiência este ano: todas subiram em média 2%. Record e RedeTV! tiveram ganho ainda maior, de 3%, no share.
Diferentemente da metodologia feita para a Grande São Paulo, quando cada ponto de audiência equivale a 58 mil domicílios sintonizados, na medição nacional cada ponto equivale a cerca de 185 mil domicílios ou 577 mil pessoas.
Ibope perdido com TV ligada
Outro dado que chama a atenção no relatório deste primeiro semestre de ibope das TVs abertas é que o número de TVs ligadas, tanto no país quanto na Grande São Paulo, tem permanecido estável e sem alteração. Isso pode ser observado nos números dos últimos 10 anos, seja em qual for a faixa horária.
Uma das interpretações desses dados é que está havendo de fato uma migração de público que antes era absolutamente fiel à Globo para outros canais. Isso porque as TVs continuam ligadas, mas o telespectador está zapeando. Isso ocorre em praticamente todas as faixas horárias, exceto a chamada faixa nobre, que vai das 18h à 0h. Nesse período o público da Globo ainda é fidelizado.
Entre as cidades analisadas pelo PNT (Painel Nacional de Televisão) estão Rio, São Paulo, Fortaleza, Campinas, Distrito Federal, Recife, Belo Horizonte, Belém, Porto Alegre, Vitória, Curitiba, Florianópolis, Salvador, etc.

Postar um comentário

0 Comentários