RICARDO FELTRIN
EDITOR DE ENTRETENIMENTO
EDITOR DE ENTRETENIMENTO
Dados consolidados e exclusivos sobre a audiência
da TV aberta no Brasil, obtidos pela Folha, apontam que a Globo
perdeu 8% de sua audiência e 8% de sua participação nas TVs ligadas, nas 24
horas do dia, no primeiro semestre deste ano, quando comparado ao mesmo momento
em 2010.
Sem Copa ou nenhum outro grande evento esportivo, a
Globo obteve média de 14,1 pontos de ibope nas 14 capitais analisadas. Em 2010
a emissora obtivera 15,3 pontos. A Band oscilou negativamente em 2% --e obteve
1,9 ponto no primeiro semestre de 2010 para 1,8 neste.
Por outro lado, Record, SBT e RedeTV! tiveram ganho
de audiência este ano: todas subiram em média 2%. Record e RedeTV! tiveram
ganho ainda maior, de 3%, no share.
Diferentemente da metodologia feita para a Grande
São Paulo, quando cada ponto de audiência equivale a 58 mil domicílios
sintonizados, na medição nacional cada ponto equivale a cerca de 185 mil
domicílios ou 577 mil pessoas.
Ibope perdido com TV ligada
Outro dado que chama a atenção no relatório deste
primeiro semestre de ibope das TVs abertas é que o número de TVs ligadas, tanto
no país quanto na Grande São Paulo, tem permanecido estável e sem alteração.
Isso pode ser observado nos números dos últimos 10 anos, seja em qual for a
faixa horária.
Uma das interpretações desses dados é que está
havendo de fato uma migração de público que antes era absolutamente fiel à
Globo para outros canais. Isso porque as TVs continuam ligadas, mas o telespectador
está zapeando. Isso ocorre em praticamente todas as faixas horárias, exceto a
chamada faixa nobre, que vai das 18h à 0h. Nesse período o público da Globo
ainda é fidelizado.
Entre as cidades analisadas pelo PNT (Painel
Nacional de Televisão) estão Rio, São Paulo, Fortaleza, Campinas, Distrito
Federal, Recife, Belo Horizonte, Belém, Porto Alegre, Vitória, Curitiba,
Florianópolis, Salvador, etc.
0 Comentários