Alckmin lança túnel entre Santos e Guarujá


Folha de S.Paulo
Quase um ano e meio após o então governador José Serra (PSDB) apresentar a maquete de uma ponte estaiada entre Santos e Guarujá, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou ontem que a ligação se dará por um túnel. A opção pela passagem submersa se deu para não comprometer a expansão do porto e atender às necessidades da população --o projeto foi idealizado em 1947 pelo urbanista Prestes Maia.
"A ponte teria que ter uma altura muito grande, para não comprometer a passagem de navios, o que levaria a grandes desapropriações", disse Alckmin, em Santos.
O túnel pré-moldado ligará o cais de passageiros de Santos e o distrito de Vicente de Carvalho, ao custo de R$ 1,3 bilhão e previsão de conclusão em março de 2016. Terá três faixas em cada sentido e passagem para pedestres e ciclistas no meio.
Segundo a Dersa, o local diminui o tempo de viagem, a distância e a necessidade de transporte público e tem menor custo de implantação. Haverá pedágio no sentido Guarujá-Santos.
Alckmin também anunciou R$ 5,3 bilhões em investimentos na baixada, incluindo a construção do sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O governo espera operar a primeira parte, de 15 km, em 2014.

Postar um comentário

0 Comentários