Representantes da Onu vão verificar no mês de setembro como é feito o atendimento nos manicômios




Da Redação / TV Tem

 

Em setembro, representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) devem vir ao Brasil. Eles vão verificar como é o atendimento nos hospitais psiquiátricos. Nesta segunda-feira (8), uma representante da defensoria pública de São Paulo e o coordenador de saúde mental da Secretaria Nacional de Direitos Humanos participaram de uma reunião com vereadores em Sorocaba. Eles discutiram a aplicação da lei que prevê o fechamento de leitos e a criação de casas terapêuticas para melhorar o atendimento aos pacientes mentais.


Os hospitais psiquiátricos começaram a ser investigados em abril, quando o Fórum de Luta Antimanicomial divulgou um levantamento que mostra o elevado número de mortes nas sete instituições da região. Foram 459 entre 2006 e 2009. No ano passado, 104 pacientes morreram nesses hospitais, segundo o Fórum.


O departamento de auditorias do Sistema Único de Saúde já começou a fazer uma avaliação em todos os hospitais psiquiátricos do país ligados ao SUS. O primeiro foi o Vera Cruz, de Sorocaba. O relatório apontou número reduzido de médicos e enfermeiros, más condições das instalações e falta de informações nos prontuários, o que prejudica o acompanhamento da evolução do paciente.


O representante da Secretaria discorda da alegação dos hospitais de que faltam recursos. Segundo ele, a verba do SUS chega a R$ 57 por paciente.

Postar um comentário

0 Comentários