Na contra mão da região: São Roque tem a 2ª. pior taxa de mortalidade infantil do estado de São Paulo


do Jornal da Estância

A taxa de mortalidade infantil caiu 4,8% no estado de São Paulo em 2010 em comparação com o ano de 2009. O índice de mortes de crianças com menos de 1 ano que era de 12.5 em 2009, caiu para 11,9 em 2010. A taxa é considerada o principal indicador de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera como meta para os países valor abaixo de 10.

Se por um lado o estado de São Paulo tem o que comemorar, infelizmente a cidade de São Roque só tem a lamentar.  Dados divulgados na última sexta-feira colocam a cidade de São Roque com uma de taxa de 20,8, só sendo superada pela cidade de Avaré que apresentou um índice de 21,8 a cada mil nascidos.

Para se ter uma idéia, a taxa de mortalidade infantil em nossa região que tem cidades muito mais pobres que São Roque é de 13,5 mortos para cada 1000 nascidos.

Podemos dizer que na área da saúde quando se confronta dados descobrimos que não vivemos em um paraíso.  O governo municipal que tem política para tudo parece que está cego no que tange a saúde pública.  Nossos rios estão doentes e isso sem dúvida reflete na qualidade de vida de nossa população.  Espero que esses dados sirvam de alerta para a atual administração. 

Saúde não se resolve com retórica, mas com ações efetivas de atendimento a população. 

Postar um comentário

0 Comentários