Falta remédio contra câncer em hospital de Heliópolis


Tatiana Santiago e Fernanda Barbosa

do Agora
O Hospital Heliópolis, referência na zona sul no atendimento a pacientes com câncer, está sofrendo há mais de um mês com a falta de medicamentos para tratamento quimioterápico.
A unidade é administrada pelo governo estadual.
De acordo com pacientes e funcionários do hospital, os remédios usados no combate ao câncer em falta são: xeloda, temodal, erlotinibe, sunitinibe, lapatinibe e everolimus.
Os pacientes com reumatismo também têm dificuldade para encontrar sulfassalazina, azatioprina e metotrexato.
Também há reclamações da falta de materiais básicos, como luvas, seringas, ataduras e respiradores, e do número insuficiente de médicos e funcionários, além de aparelhos médicos sucateados usados, especialmente, no pronto-socorro.
Resposta
A Secretaria de Estado da Saúde informou que o Hospital Heliópolis é considerado o quarto melhor hospital de oncologia da cidade de São Paulo.
A direção do hospital esclarece que nenhum paciente cadastrado teve o tratamento interrompido por falta dos medicamentos citados.
No caso do everolimus, a pasta diz que houve falta pontual, por atraso do fornecedor.
A secretaria afirma ainda que não foi constatada falta de materiais. O pronto-socorro não irá fechar nos fins de semana, mas é dada prioridade para os casos mais graves.
"Também não procede a informação sobre a saída de 260 médicos", afirma. O hospital recebeu em outubro R$ 2,8 milhões para modernização.

Postar um comentário

0 Comentários