Fé e Política


do jornal da estância
Historicamente desde que o homem assumiu sua atitude de ser racional, a Política e a Fé esta presente em sua vida e historia. O pensamento religioso sempre serviu para orientar sua vida em sociedade, orientação que não se limitava, ao culto do mistério mas que atuava de forma decisiva na realização dos afazeres cotidianos, na administração da  Política e Fé. Esta  característica vem se mantendo de forma invariável  durante todo o processo histórico Política , Fé ,solidariedade, paz estão sempre na pauta da vida e humanidade.
Com o cristianismo e o desenvolvimento da proposta de Cristo, a tendência de uma sociedade mas humana e solidaria passou a empolgar um numero cada  vez maior de pessoas e povos . Mas as guerras se sucederam as políticas de destruição e de injustiças se multiplicaram. Embora a  quantidades de lideres cristãos aumentasse . A pregação e a crença e a Fé em Jesus não surtiram o efeito desejado a construção desta nova civilização. O mundo precisa de paz e solidariedade. É importante que a política para ser compreendida tem que ter um horizonte de transcendência  a Fe esta sempre nas ações das políticas, sem a crença o ser humano não consegue  organizar uma ordem justa e duradoura. E preciso resgatar, inspirado na mensagem do evangelho, o ser humano na sua totalidade, a participação do cristão na política tem que ser para garantir a realização de um mundo mais justo e fraterno. Construir instrumentos capazes de proporcionar uma verdadeira inclusão social a todos os homes, mulheres, sem distinção de raça, cor ,credo,origens social e geográficas, E preciso fazer da política um espaço de participação social, onde as pessoas possam colocar de forma transparente as demandas de seu bairro e de sua cidade. Portanto, a política como arte de fazer o bem comum, tem que estar orientada a construção de um mundo de paz, igualdade, prosperidade, cidadania e justiça social.
A convicção de que a globalização neoliberal destrói o elo entre irmãos e uma afronta ao mandamento universal de Jesus Cristo, que nos ensina amar  ao próximo como a si mesmo e a Deus sobre todas as coisas.
Quando a Política esta junto com a Fé pode mudar o curso da historia.

Postar um comentário

0 Comentários