Peluso divulga lista de processos administrativos contra juízes


Por enquanto, lista só possui processos dos tribunais de Justiça; Piauí tem maior número


Mariângela Gallucci, de O Estado de S.Paulo
O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cezar Peluso, divulgou nesta sexta-feria, 11, informações sobre processos administrativos abertos contra juízes e desembargadores suspeitos de terem cometido faltas funcionais. Conforme o CNJ, até a tarde desta sexta o sistema apontava a existência de 693 processos e sindicâncias em andamento em corregedorias de Justiça dos Estados. Mas o dado ainda era parcial porque faltavam informações de alguns tribunais. Pelo panorama desta sexta, o Tribunal de Justiça do Piauí tinha o maior número de processos, 211, seguido por São Paulo, com 134, e Amazonas, com 59.
Por enquanto, o Sistema de Acompanhamento de Processos Disciplinares contra Magistrados tem dados de tribunais de Justiça. Mas no futuro a ideia é que também seja possível acessar informações sobre processos abertos contra juízes federais e trabalhistas.A divulgação dos dados ocorre pouco mais de um mês após Peluso e a corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, terem se desentendido.

Isso ocorreu após Eliana Calmon ter afirmado que existiam juízes “escondidos” atrás de togas. De acordo com o CNJ, as informações serão divulgadas para que a população possa acompanhar o trabalho das corregedorias dos tribunais na apuração de eventuais faltas cometidas por integrantes do Judiciário, dando maior transparência aos processos.

Postar um comentário

0 Comentários