Pontes da marginal estão em situação igual à dos Remédios


Estrutura está danificada na ponte das Bandeiras

Léo Arcoverde

do Agora
Oito pontes da marginal Tietê encontram-se em situação de deterioração semelhante à da dos Remédios, na zona oeste, onde anteontem parte de uma mureta e de uma calçada desabou.
A afirmação é do engenheiro civil e professor de engenharia civil e urbanismo da FEI (Fundação Educacional Inaciana) Luiz Sérgio Mendonça Coelho.
Acompanhado pela reportagem, o engenheiro visitou ontem 14 pontes da marginal, inclusive a dos Remédios.
Dessas, apenas quatro não apresentavam problemas estruturais provocados pela má conservação, segundo análise feita pelo especialista.
Em várias, havia rachaduras em muretas de proteção, buracos em calçadas e até mesmo na parte inferior do tabuleiro --estrutura de concreto localizada abaixo do asfalto, deteriorada por colisões envolvendo caminhões que passam embaixo das pontes.
Não apresentavam problemas estruturais as pontes Atílio Fontana, Ulysses Guimarães, Velha Fepasa, Governador Orestes Quércia e o acesso à av. Cruzeiro do Sul.
Resposta
A gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD) disse em nota que a Siurb (Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras) mantém uma rotina de inspeções visuais das pontes, viadutos, pontilhões e elevados da cidade.
Para melhorar o sistema, a Siurb diz ter um projeto que prevê uma série de obras de pequenos serviços de conservação e reparos nesses equipamentos. O valor total desse projeto, que começa no mês que vem e tem prazo de conclusão em dezembro de 2012, é de R$ 240 milhões.
A prefeitura não comentou os problemas específicos constatados pelo engenheiro Luiz Sérgio Mendonça Coelho e não respondeu à análise feita por ele de que nove pontes correm risco de um desabamento.

Postar um comentário

0 Comentários