Quatro pessoas morrem afogadas neste final de semana na região



Telma Silvériotelma.silverio@jcruzeiro.com.br 

Apesar da estação mais quente do ano nem ter começado, as altas temperaturas registradas nos últimos dias começam a preocupar e a fazer vítimas de afogamentos em piscinas, rios, lagos e represas. Na tarde de sábado, na região de Sorocaba, quatro pessoas morreram afogadas. Em Pilar do Sul foram dois jovens de 18 anos, em Porto Feliz um homem de 47, e em Cerquilho um rapaz de 25 anos foi retirado da água ainda com vida, mas não conseguiu sobreviver. As buscas pelos corpos, por equipes do Corpo de Bombeiros, foram realizadas até parte da noite de sábado e reiniciaram nesta manhã. Por volta das 14h os corpos dos jovens foram localizados na represa de Pilar.

De acordo com informações da Polícia Militar (PM) de Pilar do Sul, os jovens Lucas Nascimento Reis e Igor França da Silva, ambos de 18 anos, estavam num barco, na represa Jorda Flor, no bairro Liberdade, na companhia de um outro colega da mesma idade, Bruno Bittner. Todos teriam vindo da cidade de Mauá. A embarcação onde estavam afundou. Bittner segurou-se no casco e conseguiu salvar-se. A polícia conta que o rapaz teria relatado que um dos colegas não sabia nadar. Ele também chegou a sentir um deles segurar em seu tornozelo antes de afundar, então agarrou-se no barco até a chegada de socorro.

A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada por volta das 16h e prosseguiram com as buscas até parte da noite de sábado, tendo reiniciado logo pela manhã de ontem. Os corpos foram localizados por volta das 14h, então a PM sinalizou as imediações até a chegada da perícia técnica. Em Porto Feliz, por volta das 17h, os bombeiros iniciaram a busca por Antonio de Souza Costa, 47, que teria se afogado ao tentar atravessar a nado o tanque Boa Vista, no bairro Capoava. Testemunhas teriam dito à polícia que a vítima havia se debatido durante a travessia. Ele emergiu duas vezes na superfície para, então, afundar de vez.

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 17h e trabalhou até por volta das 21h30 da noite de sábado. Retomaram as buscas na manhã de ontem e até o início da tarde não havia localizado ainda o corpo da vítima. Em Cerquilho, Douglas Vicente de Oliveira, 25 anos, não conseguiu sobreviver depois de ter sido retirado por familiares ainda com vida do rio Sorocaba, no trecho próximo à estrada vicinal Otávio Pilon. Ele se encontrava com parada cardiorrespiratória e os bombeiros tentaram reanimá-lo, porém, sem êxito. Oliveira chegou ao pronto-socorro da cidade já sem vida.

Riscos e alerta
O policial militar Claudinei Antunes de Camargo, de Pilar do Sul, alerta para o perigo de afogamento nos períodos mais quentes. Ele explica que as pessoas acabam não atentando para os riscos e abusam. Na ocorrência de Pilar, por exemplo, ele comenta sobre a falta de coletes salva vidas, que poderiam ter preservado dos rapazes. O PM explica que normalmente familias inteiras procuram por lagos, rios, represas e piscinas da região para se refrescarem quando a temperatura começa a aumentar. Mesmo os campings da região são bastante procurados por turistas desavisados. Às vezes as pessoas ainda ingerem bebidas alcoólicas de forma a potencializar os riscos, destaca o policial.

Postar um comentário

0 Comentários