SAÚDE PÚBLICA


do jornal da estância
O acesso aos serviços de saúde é um direito de todos os cidadãos, e saúde de qualidade, e que jamais deveria ficar sujeito à capacidade de pagamento dos cidadãos. E o Estado deveria ser o garantidor dessa disponibilidade a todos os cidadãos, de serviços de saúde pública de alta qualidade. E quando me refiro a Estado, quero dizer todas as esferas de Poder Público  (federal, estadual e municipal). A ausência de aplicação de recursos provindos de transações financeiras em âmbito internacional para é um assombro, especialmente para quem vive na América Latina e na África, onde boa parte das pessoas precisa contar com o apoio da saúde pública, enquanto se desperdiça recursos para salvar instituições financeiras. Este acesso deve ser universal, ou seja, acesso às pessoas empregadas, desempregadas, pessoas que estão legal ou ilegalmente no país, pessoas que trabalham no setor formal e também no informal.
O acesso a medicamentos jamais deveria se restringir à capacidade de laboratórios internacionais. Sabemos e respeitamos a capacidade de tais empresas, mas não devemos deixar o povo à mercê dos interesses de empresas multinacionais, pagando caro por medicamentos aos quais todos sem exceção deveriam ter acesso. É mais do que necessário o investimento em remédios tradicionais para as comunidades indígenas, gerando acesso e conhecimento para as futuras gerações.
E o que dizer dos serviços de saúde para as mulheres? Setores que devem ser especialmente organizados, com facilidade de acesso, atendimento rápido e especialista.
Quais são os sistemas de segurança social? Quero crer que todos deveriam ficar sob o controle do Estado, e o acesso às verbas desses sistemas deveriam ser administradas pelo Estado e investidas em projetos de desenvolvimento para a população, e jamais serem utilizadas como capital especulativo, fato que concentra o interesse e a riqueza social nas mãos de um pequeno grupo.
Dê a sua opinião, gostaria de transformar esta coluna em um painel para quem quiser expressar sua opinião, criticar, discordar, opinar...
Sergio Ricardo De Angelis
Empresário, engenheiro de materiais com graduação em polímeros, com curso de Gestão e Avaliação de Políticas Públicas (FGV), e  cursando MBA  em Gestão Administrativa de Cidades 

Postar um comentário

0 Comentários