Sorocaba: Projeto prevê maior clareza em plantões da saúde


Proposta é que Prefeitura de Sorocaba deixe disponível na internet nomes de profissionais e horários

Os vereadores de Sorocaba votam nesta terça-feira (1º) a redação final da  proposta que determina que  unidades de saúde da prefeitura e conveniadas devem disponibilizar no site da entidade nome, especialidade e horário dos plantões de seus médicos, além do número telefônico da ouvidoria municipal da saúde.
O projeto foi apresentado pelo vereador Francisco Moko Yabiku (PSDB), da base aliada do governo Vitor Lippi. De acordo com ele,  o  objetivo é dar mais transparência ao atendimento público.
Além dos médicos também vai ter de estar disponível os nomes dos dentistas e chefes de enfermagem que cumprem plantão nas unidades de saúde.
Agrada
A proposta agrada aos usuários do sistema de saúde. O BOM DIA esteve na Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste, nesta segunda-feira à tarde. Na opinião do frentista Sérgio do Passos Freitas, 38 anos, a proposta é boa. “Isso vai evitar até o risco de encontrarmos um falso médico”, afirma.
Outra vantagem que o frentista observa é que vai dar para saber se o médico está trabalhando. “Vamos chegar e verificar se o médico está na unidade”, acrescenta.
Ele também acha que caso a proposta vire lei pode ajudar a saber se o atendimento está sendo rápido. “Sabendo o número de médicos de plantão podemos  checar se é suficiente”, explica Sérgio.
A recepcionista Jeniffer Caroline Andrade, 20, também acredita que a proposta vai ajudar na fiscalização. “Tem médico que não está e nem aparece”, comenta.
Segundo ela, o projeto vai ajudar a saber qual o médico que está fazendo atendimento. “Assim podemos sair de casa sabendo quem vai estar nas unidades”, completa.
Em partes
O presidente do Sindicato dos Médicos de Sorocaba e Região, Antonio Sérgio Ismael, aprova o projeto em partes. “Tudo o que torna transparente o atendimento ao público é bom”, diz. “Hoje as unidades já contam com uma placa afixada com o nome e horário de quem está trabalhando”, complementa.
Ismael, no entanto, aproveita e faz uma critica ao projeto do vereador tucano. “É preciso também que seja disponibilizado na internet os nomes dos funcionários comissionados [sem concurso] e os horários  que eles trabalham”, sugere.

Postar um comentário

0 Comentários