Locomotiva bate em trem da CPTM e 51 ficam feridos


Paula Felix e Folha de S.Paulo

do Agora
A batida entre um trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e uma locomotiva de serviço na estação Vila Clarice (zona norte), da linha 7-rubi, deixou 51 pessoas feridas às 8h50 de ontem. Sete pessoas seguiam internadas até a conclusão desta edição.
As causas da colisão serão investigadas, mas a CPTM já informou que houve falha humana.
O sindicato dos trabalhadores suspeita que, por orientação da empresa, um dispositivo de segurança que impede a aproximação dos trens tenha sido desligado.
Esse é o quinto acidente envolvendo trens da companhia desde julho de 2011.
Resposta
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que as causas do acidente serão apresentadas amanhã, mas disse que "houve falha humana".
"Não foi um erro solitário. Está sendo examinada a questão da maquinista, se ela estava cansada, e estamos levantando todas as gravações."
Fernandes disse que a maquinista recebeu autorização para entrar na via onde o trem estava.
Ele também falou sobre a curva que há próximo à estação. "Essa é uma estação em curva e pretendemos refazê-la inteira."
O secretário afirmou que esse problema de visibilidade também vai fazer parte das investigações.
A CPTM afirmou que o sistema é seguro, mas não respondeu especificamente sobre as declarações do sindicato dos trabalhadores.
Sobre o acidente que aconteceu em Itapevi (Grande SP), em janeiro deste ano, Fernandes disse que houve falha humana e os responsáveis pelo acidente foram demitidos.
O choque entre dois trens na estação Barra Funda, em julho de 2011, também resultou em demissões. Ele não quis comentar os atropelamentos.

Postar um comentário

0 Comentários