Polícia usa filmagem para comprovar tráfico em Araçariguama, SP


Investigadores gravaram atuação de traficantes por duas semanas.

Quatro homens e uma menor foram flagrados durante operação.

Mayco GerettiDo G1 Sorocaba e Jundiaí
Comente agora
Por duas semanas, policiais deAraçariguama, no interior de São Paulo, filmaram a atuação de uma quadrilha ligada ao tráfico de drogas na Vila Nova.
A compilação de sete horas de imagem – que mostram a venda explicita de entorpecentes – foi usada pelos policiais para conseguir junto à Justiça da cidade um mandado de prisão contra quatro homens e uma adolescente ligados ao esquema.
As prisões foram feitas no sábado (11), quando todos os suspeitos estavam reunidos na casa da rua Adelino Maruci que aparece em todas as gravações. No local havia 47  porções de maconha, 21 de cocaína e pedras de crack, todas já embaladas e prontas para o comércio. Na casa onde vivem familiares de um dos suspeitos, no bairro Cintra Gordinho, havia outras 48 pedras de crack.
Segundo a delegada Bruna Racca Madureira, a denúncia chegou até os policiais há cerca de um mês. As filmagens foram feitas sempre entre o começo da tarde e o anoitecer. Da sacada de uma casa que fica a cerca de 100 metros da boca de tráfico os investigadores fizeram em média cinco horas de monitoramento por dia, ligando a câmera sempre que havia movimento suspeito.
Minutos antes da prisão os policiais captaram a imagem mais inusitada de toda a campana: ao perceber que era filmado, um dos suspeitos simula estar enxugando suar com uma cédula de dinheiro. Em seguida, simula estar com um canudo no nariz consumindo drogas. Após ser preso, ele disse que imaginava se tratar de curiosos, mas jamais desconfiou que policiais estariam por trás das filmagens.
"As gravações nos deram provas incontestáveis e nos ajudam a provar que todos os presos têm participação direta com o tráfico de drogas", explica a delegada. Ela explica que para conseguir o mandado de prisão, imagens que já haviam flagrado o tráfico foram enviadas para a Justiça.
Os policiais vão pedir nos próximos dias a prisão preventiva de uma mulher que aparece nas filmagens, mas que não estava no imóvel no momento da prisão. Ela é namorada de um dos suspeitos.
Polícia usa vídeo para flagrar quadrilha de traficantes em Araçariguama, SP (Foto: Reprodução/TV Tem)Traficante percebeu que estava sendo filmado e fez brincadeira com dinheiro (Foto: Reprodução/TV Tem)

Postar um comentário

0 Comentários