Prefeito Vitor Lippi se irrita com CPI da Urbes


 
Vereadores do PT querem apurar denúncias de irregularidades no desvio de função de funcionários


O prefeito Vitor Lippi (PSDB) não poupou de críticas os vereadores do PT que pretendem abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar o desvio de função de funcionários da Urbes - Trânsito e Transportes, conforme denúncia do Ministério Público do Trabalho, informação publicada na semana passada.
Durante a tradicional entrevista semanal nas emissoras de rádios de Sorocaba, na manhã de ontem, o prefeito não escondeu sua agitação e irritação com um tom de voz mais alto e acelerado que de costume.
A proposta de investigação na Câmara está sendo feita pelo vereador Francisco França (PT) após a ação contra a Urbes proposta pelo Ministério Público do Trabalho . “Queria tanto que eles (vereadores) trabalhassem. Tem vereador que não faz nada de bom pela cidade”, cutucou Lippi.
O prefeito classificou como mais uma maldade por parte da oposição. “Ninguém fez nada de errado. Estão querendo criar mais barulho e não vamos entrar nesse joguinho”
Disposição/O prefeito Vitor Lippi disse que o presidente da Urbes, Renato Gianolla, está a disposição para comparecer na Câmara de Vereadores e dar as explicações. “Não precisa de CPI. O Gianolla vai e esclarece qualquer dúvida que os vereadores tiverem sobre o caso.”
Para o prefeito não houve nada de irregular na empresa pública. “Os funcionários mudaram de função pela qualidade de trabalho e não houve nenhum interesse em beneficiar esse ou aquela funcionário”, garante Lippi. O prefeito ainda falou que CPI tem uso político. “Só vão usar isso politicamente e quando terminar a apuração não vão encontrar nada”, disse.

Ação/O Ministério Público do Trabalho está processando a Urbes pelo desvio de função de funcionários e aplicou multa de R$ 2 milhões. De acordo com o órgão esses servidores foram promovidos sem precisar passar por concurso público.
Alguns funcionários chegam a receber, hoje, até cinco vezes mais do que o salário que ganhavam quando entraram na empresa contratados sem o concurso. Entre os casos estão de servidores que foi contratados como fiscais de trânsito e hoje trabalha como advogado.

O procurador do trabalho Gustavo Rizzo Ricardo afirma que a Urbes é uma empresa pública e deve cumprir uma série de preceitos constitucionais. “O concurso público é um desses preceitos”, explica o procurador do trabalho.
PT se surpreende com declarações de Lippi
Em nota oficial divulgada na tarde de ontem , o PT manifestou surpresa com as declarações do prefeito Vitor Lippi (PSDB), nas rádios, sobre a CPI.“O prefeito deixou transparecer mais uma vez que se acha acima do bem e do mal, não aceita críticas e tenta passar a imagem de ser o mais correto dos corretos”.

Em outro ponto o partido se manifesta afirmando que Lippi  “já se acostumou a desqualificar quem protesta contra sua forma tirana de administrar, aliás, tirania denunciada recentemente por seu ex-secretário, Rodrigo Moreno, que até então era tido como seu amigo”. O ex-secretário de Planejamento e Gestão se afastou do governo alegando que o prefeito Vitor Lippi não aceita ser contrariado, sua decisão tem que prevalecer sempre.
Sobre a declaração que os vereadores não tem o que fazer ao propor a CPI, o PT informa que  Francisco França “está no seu segundo mandato, com inúmeras leis municipais aprovadas”. E que “Izídio de Brito, eleito assim como França, também na sua primeira disputa eleitoral, igualmente com leis importantes aprovadas em favor da população.”
O que diz a lei
Para abrir uma CPI são necessárias 7 assinaturas dos 20 vereadores. França,  Izídio e Crespo (DEM) já assinaram
123
é o número de funcionários que mudaram de função sem ter feito concurso público

Postar um comentário

0 Comentários