323 roubos de veículos 'somem' de estatísticas


Reportagem analisa 7.280 ocorrências no 1º bimestre, mas governo anuncia só 6.957
Secretaria afirma que pode haver casos de duplicidade ou fraude; homicídio cresce no interior e cai na capitalANDRÉ CARAMANTE
AFONSO BENITES
DE SÃO PAULO
As estatísticas sobre violência divulgadas ontem pelo governo de SP omitem ao menos 323 roubos de veículos na capital paulista em janeiro e fevereiro deste ano.
Segundo os dados apresentados pela Secretaria da Segurança Pública, no primeiro bimestre, foram 6.957 roubos de veículos na cidade.
Mapeamento feito pela Folha e publicado em reportagem no último dia 19, porém, rastreou 7.280 boletins de ocorrência feitos pela polícia.
Pelos dados do governo, os roubos de veículos subiram 17,8% na cidade; já pelos números da reportagem -que o governo nunca contestou -, o aumento chegou a 23,5%.
No sábado, a Folha revelou também que, dos 40 boletins de ocorrência registrados como "roubo a banco" na cidade, entre 1º de janeiro e 15 de março, nove (22,5%) foram crimes contra mercadinhos, lojas de material de construção e outros tipos de comércios com caixas eletrônicos em suas dependências.
Casos de clientes que foram roubados após sacarem dinheiro -a chamada "saidinha de banco"- também foram erroneamente classificados como "roubo a banco".
HOMICÍDIOS EM QUEDA
Em fevereiro, os municípios do interior foram na contramão do restante do Estado e tiveram aumento de 8,23% nos casos de homicídios dolosos (intencionais). Foram 171 casos, com 179 mortes.
Já a capital e os 38 municípios da região metropolitana tiveram queda de 4,8% e 17,6%, respectivamente.
Outros dados negativos para a segurança pública no Estado foram o aumento em 12,5% dos casos de latrocínio (roubos seguidos de morte) e a alta de estupros (10,4%).

Postar um comentário

0 Comentários