Ao menos uma pessoa por dia desaparece em Sorocaba



A quantidade de casos do tipo tem se mantido desde 2010, tanto na cidade como na região
 Jornal Cruzeiro do Sul
Daniela Jacinto
daniela.jacinto@jcruzeiro.com.br

Pelo menos uma pessoa desaparece por dia em Sorocaba, conforme dados da Polícia Civil. Em janeiro e fevereiro deste ano foram totalizados 98 casos de desaparecimentos na cidade, quantidade proporcional aos 104 sumiços identificados em outros 18 municípios atendidos pela Delegacia Seccional de Sorocaba. Tais números diários de desaparecimentos têm se mantido em relação aos dois últimos anos, 2010 e 2011, seja na cidade de Sorocaba como na região, onde houve 851 e 990 casos, respectivamente. Os dados referem-se a boletins de ocorrência registrados pessoalmente e por meio eletrônico.

Como a polícia não contabiliza regularmente quem foi encontrado, não é possível saber ao certo quantos continuam desaparecidos. São dois os motivos pelos quais as autoridades não fazem esse procedimento: o primeiro é que a informação de que encontro de desaparecido não tem a obrigatoriedade de ser registrada para constar na base de dados oficiais e, o segundo, é que muitas famílias não dão um retorno quando o parente volta. Aí a polícia fica sem saber se ouve ou não algum desfecho na ocorrência.

Conforme o delegado José Antonio Belloti, assistente da Delegacia Seccional de Sorocaba, também não é possível saber se a maioria dos casos de desaparecidos é de adultos ou crianças, de homens ou mulheres, porque esse dado igualmente não é contabilizado na cidade. "O que fazemos é colocar na internet. É passada uma mensagem para toda a rede do Estado de São Paulo sobre o desaparecimento e também para a Delegacia de Pessoas Desaparecidas. A partir dessa base de dados, se uma pessoa desaparecida for tirar o RG, por exemplo, o sistema consegue identificar que se trata de alguém procurado pelos familiares."

Tanto a Secretaria de Estado de Segurança Pública como a 4ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Pessoas Desaparecidas da Divisão Antissequestro de São Paulo - a qual o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sustenta que faz parte da política voltada à localização de pessoas desaparecidas - não possuem dados, por município, sobre o número de desaparecidos. Também não é possível saber quantos são homens, mulheres ou crianças pois não há essa estatística, informaram. No site disponibilizado para buscas, se alguém quiser informações sobre desaparecidos de Sorocaba, por exemplo, não conseguirá, pois não existe a opção de pesquisa por cidades.

Outra questão que dificulta a localização de desaparecidos é que as informações de um Estado não são encaminhadas para outras Unidades de Federação. "A polícia tem essa meta de interligar os dados de pessoas desaparecidas para que todos possam consultar, isso seria o ideal. É uma expectativa, mas primeiro todos têm de se conscientizar da alimentação do banco de dados", pondera Belloti.
 
Dúvida 
O delegado ressaltou que a pergunta que a maioria das pessoas costuma fazer é quanto ao tempo que é preciso esperar para registrar uma ocorrência de desaparecimento. "Na verdade não é preciso esperar tempo nenhum. Criou-se um mito de que deve-se esperar 24 horas, mas não há essa necessidade. A pessoa pode sim comunicar à polícia que seu parente sumiu, só que também deveria comunicar sobre o reaparecimento."

Para notificar sobre o desaparecimento de uma pessoa ou mesmo o seu retorno, Belloti explicou que em ambos os casos isso pode ser feito pela internet, sem a necessidade de ir pessoalmente até a delegacia. O procedimento está disponível via site www.policiacivil.sp.gov.br. Neste caso, se a pessoa for de Sorocaba, os dados são encaminhados para a delegacia da respectiva cidade, frisou o delegado. Outra fonte de informação sobre desaparecidos é o site da Secretaria de Segurança Pública: http://www.ssp.sp.gov.br/servicos/pessoas_desaparecidas.aspx. Existe também a tentativa de se promover um Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas, criado por um grupo institucional, porém o sistema de busca é ineficaz: www.cnpd.org.br.

Postar um comentário

0 Comentários