Barra Funda é a preferida pelos ladrões do metrô


O analista financeiro Erick Douglas Pereira Cardoso, na estação Barra Funda do Metrô, foi vítima de furto 

Léo Arcoverde

do Agora
A Barra Funda (zona oeste) é onde mais agem os ladrões de passageiros do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
É o que aponta levantamento inédito feito pelo Agora.
O sistema sobre trilhos transporta diariamente 7,1 milhões de passageiros.
A reportagem analisou todos os 237 furtos e os 44 roubos praticados contra passageiros nas estações e nos vagões do sistema sobre trilhos na capital de 1º de setembro de 2011 a 29 de fevereiro deste ano.
Os dados são da Delpom (Delegacia de Polícia do Metropolitano), unidade situada justamente na Barra Funda, que centraliza as investigações desses casos.
O levantamento põe a Barra Funda na liderança do ranking com 73 casos (64 furtos e 9 roubos).
As estações Sé, com 35 registros (31 de furtos e 4 roubos), e a Luz, com 33 (31 furtos e 2 roubos), vêm em seguida.
Resposta
O Metrô disse que as estações líderes nos casos de furto e de roubo se encontram no ranking das dez com mais passageiros transportados nos dias úteis e as ocorrências são registradas nessas grandes estações no momento da transferência entre linhas, quando o usuário percebe ter sido furtado.
Segundo o Metrô, o furto não ocorre necessariamente nessas estações. A empresa afirmou que ocorre 0,95 crime por milhão de passageiros no sistema.
O Metrô tem 1.170 guardas, incluindo à paisana.
Resposta 2
O delegado Valdir Rosa, chefe da Delpom, disse que de setembro de 2011 até a semana passada sua delegacia esclareceu 106 casos de furto e de roubo.
Segundo ele, só no ano passado, 246 ladrões foram presos. Neste ano, foram 63 prisões. Esses números não incluem menores apreendidos.
O delegado disse que "sua experiência mostra que a Sé lidera o ranking de crimes" e a Barra Funda registra muitos casos porque a vítima percebe o roubo quando chega ao terminal e muitas vezes não sabe afirmar onde exatamente foi furtado.
Ele afirmou que sistema sobre trilhos "é seguro" e "os ladrões não agem muito lá porque sabem que vão ser presos".

Postar um comentário

0 Comentários