Escola estadual joga fora 420 kg de livros didáticos

Fachada da escola estadual na zona norte de SP

Mariana Poli e Rafael Italiani

do Agora
A Escola Estadual Deputado Luiz Sérgio Claudino dos Santos, na Brasilândia (zona norte de São Paulo), jogou fora cerca de 420 kg de livros didáticos.
Eles foram encontrados em um ferro-velho no mesmo bairro, pela Rádio Bandeirantes. Muitos livros eram novos, com a data de 2012 na capa, e parte ainda estava com embalagem.
Os livros foram comprados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação, e distribuídos em escolas do Estado de São Paulo.
Dinei Francisco de Lima, dono do ferro-velho DNReciclagem, disse ao Agora que o material didático chegou ao local por meio de carroceiros.
"Eles pegam sucata na rua e disseram que a escola estava doando os livros", afirma.
Resposta
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo disse, por meio de nota, que ao tomar conhecimento do caso relativo à Escola Estadual Deputado Luiz Sérgio Claudino dos Santos, instaurou imediatamente uma apuração preliminar.
A pasta informou ainda que determinou o afastamento da diretora da unidade até a conclusão do processo, cujo prazo é de 30 dias, prorrogável por mais 30 dias. Disse também condenar o desperdício de livros didáticos.
Em relação ao horário de funcionamento da secretaria da escola, que opera de maneira reduzida, a pasta disse que uma equipe será enviada à unidade para providenciar a regularização e que a apuração preliminar irá abranger a denúncia de que funcionários teriam comprado os livros, além da restrição de horário.
Agora entrou em contato com a diretora da escola, mas ela se recusou a conversar com a reportagem. Em entrevista à Rádio Bandeirantes, afirmou que o material era antigo.
"Têm pessoas que adoram fazer estardalhaço. Todo o material que não tem como ser utilizado, é retirado. Só tinha livro de 2003, 2004 e 2005."

Postar um comentário

0 Comentários