Espera por médico especialista chega há 4 anos na UBS



Desde janeiro de 2008, moradora aguarda para filha por uma consulta com o ortopedista
 Jornal Cruzeiro do Sul



Leandro Nogueiraleandro.nogueira@jcruzeiro.com.br

A espera pelo atendimento por um médico especialista no Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Parque São Bento chega a ultrapassar quatro anos. Pelo menos é o que relata a dona de casa Quitéria Fermino Feitosa, 43 anos, que na manhã de ontem disse que a filha dela aguarda pelo atendimento de um ortopedista desde janeiro de 2008. Um cartaz no interior da unidade dá evidências sobre a veracidade da versão da dona de casa. Nele consta a recomendação que todos os pacientes com guias para atendimento com especialistas, anterior a julho de 2010, deveriam procurar a recepção para revalidá-las. E ainda orientava às pessoas que lessem o cartaz para divulgar a informação para os vizinhos.

Segundo Quitéria, a filha dela, agora com 15 anos, sofre com dores na coluna, próxima da região lombar, desde 2008. "No dia 18 de janeiro de 2008, com 11 anos de idade, ela passou pelo médico pediatra e foi dado encaminhamento para o ortopedista. Tinha que aguardar o agendamento e ela continua aguardando", declarou. Quitéria considera a situação absurda e crê que provavelmente tenham perdido a papelada da filha dela. Declarou que recentemente foi reclamar da situação e foi orientada a novamente passar pelo médico, para que seja pedido novo encaminhamento. "É por isso que não vou votar nunca mais", disse revoltada com a situação. Segundo ela, a filha toma medicamento para reduzir a dor quase diariamente.

No início da manhã de ontem, em entrevista com o prefeito Vitor Lippi (PSDB) a reportagem da rádio Cruzeiro FMinformou que havia recebido denúncias sobre a demora no atendimento de moradores do Parque São Bento e do vereador Izídio de Brito (PT). "A população tem razão em dizer que não é ideal", declarou o prefeito. O cartaz recomendava a revalidação das guias para os que aguardam por consultas com oftalmologista (olhos) dermatologista (pele), gastroenterologista (sistema digestivo) e ortopedista (ossos, músculos, ligamento etc.). Alegando desconhecer o fato, o prefeito arriscou informar que o cartaz pode ter sido dirigido para pessoas que não compareceram para a consulta ou que precisam reagendar. "Eu não sei qual foi a motivação para colocar uma placa (cartaz) como essa", disse Lippi.

 Cartaz exposto na UBS 
Na UBS do bairro há alerta que guias de atendimento, com data anterior a julho de 2010, precisam ser revalidadas

O prefeito reconheceu que Sorocaba tem problemas, mas ressaltou que está muito melhor do que as outras milhares de cidades brasileiras, inclusive de localidades consideradas como exemplos, porque "o Governo Federal fez uma avaliação do Sistema Único de Saúde em todas as cidades do Brasil e Sorocaba é a 15ª melhor", pontuou. Ainda frisou que não poderia concordar com o comunicado no cartaz porque são feitos quase 20 mil atendimentos com médicos especialistas ao mês em Sorocaba. "Itália, Canadá, eles também têm dificuldades em algumas especialidades e aqui em Sorocaba, sabendo do que ainda precisa ser melhorado, em algumas áreas estamos reinvestindo mais e uma das áreas é a da especialidades."

Postar um comentário

0 Comentários