Faculdade dá grana federal para igrejas


Folha de S.Paulo

Um dos maiores grupos educacionais de São Paulo, a Uniesp tem assinado convênios nos quais se compromete a pagar um dízimo a igrejas que lhe indicarem universitários.
A verba é proveniente de repasses do governo federal.
No contrato, obtido pela reportagem, a Uniesp diz que repassará 10% do que receber do Fies (financiamento federal estudantil) por aluno indicado que aderir ao programa da União.
Além de igrejas, podem participar assembleias e congregações.
De acordo com a própria Uniesp, 2.000 estudantes já foram indicados por meio desse convênios. No total, 12,5 mil dos 65 mil estudantes do grupo têm o Fies.
No Fies, as mensalidades dos alunos são bancadas pela União. Os beneficiários devem devolver o montante apenas após a formatura.
Ao assinar o acordo, a entidade religiosa se compromete a indicar estudantes apenas à Uniesp --o nome das entidades não foi divulgado. Segundo o contrato, o repasse da Uniesp é um "dízimo em favor da construção da obra de Deus".
O MEC vai investigar, mas afirmou que, legalmente, as faculdades têm liberdade para usar o dinheiro do Fies. A situação a ser verificada é como são obtidos os repasses do programa.
Resposta
Segundo Fernando Costa, presidente da Uniesp, o repasse de dízimo serve para que "exista um envolvimento entre a igreja e a instituição. É uma relação de parceria que nós temos".
Ele também afirma que essa parceria com igrejas de diversos tipos de credo tem como objetivo promover o ingresso de alunos carentes no ensino superior.
Diz ainda que as práticas estão dentro da lei.

Postar um comentário

0 Comentários