Hospital está de portas abertas para os bandidos


Funcionários do Hospital Regional de Sorocaba denunciam onda de furtos que estaria ocorrendo no local

TATIANE PATRON/AGÊNCIA BOM DIA
tatiane.patron@bomdiasorocaba.com.br

Uma série de furtos está ocorrendo dentro do Hospital Regional de Sorocaba desde o dia 5. Um homem de estatura mediana, aparência física magra e que veste bermuda estampada e camiseta lisa teve acesso livre ao prédio. Ele passou por diversos setores fazendo um verdadeiro arrastão. A última investida do criminoso se deu na quarta-feira, durante o dia. Levou consigo pertences de funcionários e de pacientes.

Os servidores, que preferem não se identificar com medo de represálias, afirmam que falta segurança no hospital. Segundo eles, esta não é a primeira vez que desconhecidos invadem o local.
Caso mais recente
Na quarta-feira, o homem entrou no Centro Obstetrício e se escondeu debaixo de uma maca. Depois foi até o conforto dos funcionários e furtou dinheiro. As vítimas não sabem dizer ao certo os valores levados. Uma médica viu o ladrão e pediu  socorro, mas os demais médicos não conseguiram detê-lo.

“O homem tentou entrar até na sala da diretoria. A intenção dele é roubar objetos de valor e dinheiro, mas não levou nada do hospital”, conta um servidor. “A Polícia Militar não conseguiu chegar a tempo.”

O mesmo homem estaria invadindo a unidade de saúde há duas semanas. Mesmo com as características físicas já descritas e usando as mesmas peças de roupa, ele não foi encontrado ou barrado.
Livre acesso
O BOM DIA seguiu os passos do criminoso e constatou que qualquer pessoa consegue entrar no hospital sem precisar se identificar. A entrada e saída de funcionários é por uma porta dos fundos, que dá na recepção onde todos deveriam passar para ser cadastrados.

Mesmo sem o adesivo que identifica se a pessoa é paciente ou visitante, o BOM DIA passou por diversos setores como berçário, maternidade, politrauma e centro cirúrgico, cada um em um andar. Em nenhuma das alas  há câmeras de vigilância e a repórter não foi parada por funcionários.

As bagagens de pacientes ficam ao lado das macas. Nem todos os setores possuem armários para os funcionários, então as bolsas e mochilas ficam em algum dos cantos.

Uma das mães que acompanha o filho no berçário contou que as colegas de quarto foram vítimas do furto. “O ladrão pegou as bolsas, levou o que era de valor e jogou os documentos da janela do quarto”, diz.

Depois do episódio, os responsáveis pelo setor estão trancando a porta e alguém fica vigiando para impedir a entrada de estranhos.
Objetos e carros
Além dos furtos de objetos como roupas, celulares e dinheiro, os servidores denunciam que dois veículos foram levados do estacionamento que não conta com a presença de porteiros.

O horário de troca de plantão, às 7h e às 19h e horário de visita, entre 12h e 14h, são propícios para que criminosos entrem facilmente sem serem identificados. “Se alguém estiver de jaleco branco, com certeza ninguém vai importuná-lo”, garante um dos denunciantes.
Insegurança
Os servidores relatam que não há seguranças espalhados pelo hospital para preservar tanto os funcionários quanto os pacientes.

Na entrada, os atendentes orientam onde fica cada setor e um senhor controla a passagem pela catraca. Nos fundos – acesso usado pelo criminoso – um funcionário auxilia no atendimento da farmácia.
CHS admite presença do ladrão na unidade de saúde
A direção do CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba) admitiu ter sido  vítima de ação criminosa. Por nota, a Secretaria Estadual da Saúde afirma que a prática ocorreu em duas ocasiões, neste mês.

No primeiro caso, registrado no dia 8, um homem foi flagrado por vigilantes tentando furtar objetos do hospital. Na ocasião, a polícia foi acionada e o acusado preso em flagrante.

Já na quarta-feira, o CHS voltou a ser vítima de furtos. As câmeras de vigilância do circuito de segurança flagraram o criminoso, que foi identificado como o mesmo homem detido anteriormente no dia 8. Os denunciantes, no entanto, garantem que o bandido invadiu a unidade de saúde mais que duas vezes.

Os pacientes e os funcionários lesados foram orientados a registrar Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil.

A direção do hospital está reunindo documentos, entre eles as imagens do circuito interno de vigilância, para também registrar ocorrência.
Segundo a nota enviada pela Secretaria da Saúde, a direção do hospital está à disposição da polícia para quaisquer esclarecimentos.

O CHS informa ainda que para segurança patrimonial, bem como a dos colaboradores e usuários, está em implantação uma central de monitoramento por TV, com aproximadamente 150 pontos de câmera que serão espalhadas pelo complexo.

Além disso, o hospital conta com uma equipe de vigilância que se reveza em turnos de 24 horas. Mais 12 profissionais devem ser contratados para a portaria nos próximos dias.

O BOM DIA não conseguiu identificar as citadas câmeras pelos corredores do prédio. A repórter constatou ainda que não há porteiros na entrada do estacionamento do Hospital Regional. As guaritas ficam vazias. Assim, qualquer pessoa pode parar o veículo no local.

Postar um comentário

0 Comentários