Justiça suspende inauguração de shopping de luxo no Itaim


Folha de S.Paulo

A Justiça suspendeu a inauguração da nova unidade do shopping Iguatemi, no Itaim Bibi (zona oeste), que ocorreria no mês que vem.
Além do shopping, o lançamento de outras duas torres de escritórios previstas no complexo JK Iguatemi também está embargado desde a semana passada.
O Tribunal de Justiça deferiu, em segunda instância, liminar que condiciona o funcionamento do complexo à conclusão de obras para amenizar o impacto no trânsito da região.
O pedido havia sido feito pelo Ministério Público. Se descumprida, a multa diária é de R$ 500 mil.
O empreendimento se define como "o maior complexo de uso misto do país", com área de 427.767 m² e 7.777 vagas de estacionamento.
Só o shopping terá 190 lojas e previsão de receber 20 mil pessoas por dia.
No cruzamento de duas importantes avenidas --Nações Unidas e presidente Juscelino Kubitschek--, será o maior polo gerador de tráfego da região.
Nessa condição, segundo a lei, ele precisa seguir determinações da Certidão de Diretrizes da Secretaria Municipal de Transportes antes de conseguir o "habite-se" e poder funcionar.
O que a Promotoria questiona é o fato de o shopping anunciar seu lançamento sem ter cumprido a Certidão de Diretrizes e sem ter alvará de funcionamento, nem vistoria do Corpo de Bombeiros.
Obras
Entre as medidas previstas estavam: readequar a alça da ponte Engenheiro Roberto Rossi Zuccolo; construir passagens ligando essa ponte a outras vias; construir um viaduto ligando a avenida JK à pista auxiliar da marginal; construir ciclovia; implantar faixa extra na marginal e novas sinalizações.
Segundo o Ministério Público, nenhuma das obras foi iniciada. A promotora Stela Tinone Kuba, autora da ação, disse que "o trânsito da região virará um caos" se o shopping funcionar sem as obras viárias.
Ela destacou que a obtenção de alvarás demora alguns meses e o shopping não teria tempo hábil de conseguir até a inauguração.
Em 2009, quando a primeira fase do complexo foi inaugurada, os problemas na região começaram.
Na época, a reportagem revelou que as principais obras previstas não tinham começado.
Resposta
O shopping JK Iguatemi respondeu que antes do início do funcionamento do complexo "todas as autorizações pertinentes estarão plenamente atendidas".
O grupo disse que "vem seguindo todos os procedimentos legalmente exigidos pelas autoridades" e que está adotando medidas judiciais para a resolução do caso.
A Secretaria Municipal de Transportes disse que não emitirá documento atestando cumprimento da Certidão de Diretrizes, nem mesmo parcialmente, "enquanto as medidas mitigadoras de trânsito não forem executadas".

Postar um comentário

0 Comentários