MP solicita explicações do fura-fila



Saúde terá de enviar lista de pacientes beneficiados e aqueles que estão esperando por atendimento

O Ministério Público encaminhou à Câmara e também Prefeitura de Sorocaba documento pedindo explicações sobre o suposto esquema fura-filas de consultas médicas na rede municipal. A denúncia foi apresentada com exclusividade por reportagem da TV TEM no dia 9 de março e mostrou vereadores usando de sua influência para beneficiar o atendimento de pacientes na área de especialidades na rede pública.

O promotor Orlando Bastos Filho encaminhou ofício ao prefeito Vitor Lippi (PSDB), secretário de Saúde Ademir Watanabe e os parlamentares Cláudio do Sorocaba 1 (PR), Francisco Moko Yabiku (PSDB), Emílio Souza de Oliveira (PSC), o Ruby, Luís Santos (PMN) e o presidente da Câmara José Francisco Martinez (PSDB). O prazo para todos respondam é de 10 dias.

cópias /O secretário de Saúde Ademir Watanabe terá que enviar ao Ministério Público cópias de ofícios encaminhados pelos vereadores para antecipação de atendimento, que foram atendidos e com relatório individual para cada vereador. O promotor Orlando Bastos  quer  inclusive uma lista  dos parlamentares que não foram citados na reportagem para saber se a prática é feita por todos na Câmara de Sorocaba.

Watanabe terá que justificar a interferência dos vereadores na antecipação dos atendimentos  na Secretaria da Saúde.

sem ajuda /O MP quer saber também o número de pacientes que foram atendidos pela Secretaria da Saúde sem ajuda dos vereadores. Terá que ser enviada a lista de atendimentos  feitos desde janeiro de 2011, com numeração fazendo referência ao número na lista de espera.

Explicar também como é feita essa lista de espera para as consultas de especialidades.

indiquem /Aos vereadores que são citados na reportagem o promotor Orlando Bastos Filho sugere que indiquem outros colegas de Câmara para tenham o mesmo comportamento dos agendamentos prioritários. Neste caso terá que ser provado por meio de documento a participação dos outros parlamentares.

O vereador Anselmo Neto (PP) já disse que faz essa prática. O parlamentar Francisco França (PT) foi outro que disse que já indicou pacientes. 


Líder do prefeito confirma existência
O líder do prefeito Vitor Lippi na Câmara, o  vereador Paulo Mendes (PSDB) acredita que todos os parlamentares recebem de 20 a 25 casos por mês.  

162
pedidos para que houvesse um atendimento mais rápido foram feitos diretamente na prefeitura sem ajuda de vereadores

Secretário e prefeito  negam os privilégios 
O secretário da Saúde, o experiente médico Ademir Watanabe, afirma que não existe esquema algum de fura-fila. Já o prefeito Vitor Lippi, durante entrevista a TV TEM, afirmou que não existem cotas de atendimentos para os vereadores

Postar um comentário

0 Comentários