Prévia no PSDB: maioria de dirigentes vai apoiar Serra





O ex-governador José Serra é o favorito dos presidentes de diretórios zonais tucanos que votarão na prévia do dia 25 para escolher quem disputará a Prefeitura pelo PSDB em outubro. Levantamento feito com 51 líderes da legenda na cidade mostra que 20 deles pretendem escolher Serra, ou seja, mais da metade dos 36 que declararam o voto. Há 58 diretórios zonais tucanos na capital, mas 15 não quiseram declarar voto e outros sete não foram localizados.
Atrás de Serra, estão o secretário estadual de Energia, José Aníbal, e o deputado Ricardo Tripoli. Cada um têm oito votos de dirigentes. O voto dos presidentes dos zonais não reflete necessariamente a preferência da militância: 20 mil filiados ao partido estão aptos para votar na prévia, mas a cúpula do partido estima que, no máximo, 5 mil compareçam.
O levantamento, no entanto, serve como indicativo de qual candidato tem a preferência da máquina partidária, com influência entre os eleitores. Muitos filiados não têm relação com o PSDB e foram cadastrados a pedido dos presidentes dos zonais. Pela análise do mapa dos diretórios, Serra tem mais votos na região leste, onde está a maioria dos filiados.
Serra se beneficiou do apoio dos secretários Andrea Matarazzo (Cultura) e Bruno Covas (Meio Ambiente), que abriram mão da prévia em favor dele. A transferência de apoio nos diretórios foi quase automática. “Muita gente ligada ao Bruno ficou frustrada com a desistência. Acredito que esses filiados nem votariam mais, mas há apelo para mobilizar militância”, conta Eduardo Odloak, da Mooca.
Ricardo Tallarico, presidente do diretório de Vila Sabrina, votaria em Matarazzo antes de Serra entrar. “É melhor para o partido, é ele que tem chances de ganhar”, declarou. Parte dos votos declarados a Serra reflete o apoio recebido por vereadores e deputados. “O nome do Serra não vem da militância, mas ele tem o apoio de muitos parlamentares que têm influência sobre a militância”, disse Israel da Silva, de Sapopemba.
A participação de Serra também fortaleceu grupo contrário a sua candidatura. “O pessoal vai dizer que ele largou a Prefeitura na mão de um irresponsável. O Kassab está bem queimado”, disse Léo Onoda, presidente do diretório de Jaraguá, que apoia Aníbal.
Valdir Costa, do diretório de Bela Vista, disse estar “fechado” com Tripoli. “O PSDB tem bons quadros, mas o partido precisa se renovar. Não dá para ficar refém de Serra-Geraldo, Serra-Geraldo”.
Bruno Boghossian, Isadora Peron e Julia Duailibi

Postar um comentário

0 Comentários